Hackers (Issaro Prakalung / EyeEm/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 11 de outubro de 2023 às 10h30.
O ataque de SIM-swap é uma técnica usada por hackers para obter o controle do número de telefone celular de suas vítimas. Com o controle do número, os golpistas podem usar a autenticação de dois fatores (2FA) para acessar redes sociais, bancos e contas em exchanges de criptomoedas.
Em setembro o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, confirmou que a recente invasão de sua conta no X (antigo Twitter) foi resultado de um ataque de SIM Swap, ou "chip trocado" em português.
Com o acesso à conta oficial de um dos nomes mais proeminentes no mercado de criptomoedas atualmente, os hackers conseguiram aplicar outros golpes nos seguidores de Buterin, gerando a perda de aproximadamente R$ 4 milhões.
Além de Buterin, muitas outras pessoas já foram vítimas deste tipo de ataque que pode roubar não só dinheiro como dados importantes de suas vítimas. Assista ao vídeo e descubra como se proteger:
Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações para não perder nenhuma novidade! Ou se preferir, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram | Twitter | Telegram | Tik Tok
O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.