Logo Exame.com
Breaking NewsFollow-on

Energisa anuncia oferta primária de R$ 2 bilhões

Distribuidora e transmissora de energia abre a fila de follow-ons do ano; units caem pouco mais de 4%

Energisa: Ações sobem 20% em 12 meses (Energisa/Divulgação)
Energisa: Ações sobem 20% em 12 meses (Energisa/Divulgação)
Natalia Viri

Natalia Viri

Editora do EXAME IN

Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 16:18.

Última atualização em 18 de janeiro de 2024 às 18:43.

A Energisa acaba de confirmar a intenção de realizar uma oferta subsequente de cerca de R$ 2 bilhões, a ser lançada oficialmente amanhã após o fechamento do pregão. O follow-on será integralmente primário, com os recursos indo para o caixa da companhia, que estava com uma alavancagem elevada, de 3,3 vezes o EBITDA ao fim do terceiro trimestre.

Em fato relevante divulgado há pouco, a distribuidora de energia afirmou que a Gipar, holding da família Botelho e que é maior acionista da companhia, com 27,7% do capital, vai acompanhar a operação de modo a manter sua participação inalterada.Em 12 meses, as ações da Energisa sobem 20%.

"A alavancagem não é preocupante, mas acaba impedindo a empresa de aproveitar outras oportunidades que possam aparecer", afirma um analista que acompanha a ação. A Coelce, distribuidora de energia do Ceará controlada pela Enel, é um ativo que pode voltar a ser colocado a venda em algum momento. A Energisa já sinalizou ainda a intenção de ampliar sua participação em distribuição de gás. A empresa é dona da ES Gás, cuja aquisição foi concluída há pouco mais de seis meses. A empresa atua ainda em transmissão de energia, segmento que tem um amplo pipeline de leilões previtos para os próximos meses.

A informação da oferta foi adiantada pelo site Pipeline e levou a uma queda de mais de 5% das units. Por volta das 16h, os papéis negociavam em baixa de 4%, ainda entre as maiores quedas do Ibovespa.

A operação é o primeiro follow-on do ano, num mercado que começa a se abrir para novas operações. A expectativa é que as ofertas subsequentes devem testar o mercado de abrir caminho para IPOs, esperados mais para o segundo semestre.

A Energisa contratou como coordenadores da operação o Itaú BBA, líder do sindicato, formado ainda por Bank of America Merrill Lynch, Bradesco BBI, BTG Pactual, Citi, J.P. Morgan e Scotiabank.

Para quem decide. Por quem decide.

Saiba antes. Receba o Insight no seu email

Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade

Natalia Viri

Natalia Viri

Editora do EXAME IN

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura de negócios e finanças. Passou pelas redações de Valor, Veja e Brazil Journal e foi cofundadora do Reset, um portal dedicado a ESG e à nova economia.

Continua após a publicidade
Do conserto ao concerto: “Vamos dobrar a Ânima de tamanho”, diz CEO

Do conserto ao concerto: “Vamos dobrar a Ânima de tamanho”, diz CEO

“Equilíbrio fiscal não existe, mas estamos longe de uma crise”, diz Felipe Salto

“Equilíbrio fiscal não existe, mas estamos longe de uma crise”, diz Felipe Salto