Copa do Mundo: Neste novo formato, a competição será divida em 12 grupos com quatro seleções cada (Ulrik Pedersen/Defodi Images/Getty Images)
Repórter da Home e Esportes
Publicado em 14 de março de 2023 às 16h04.
Última atualização em 14 de março de 2023 às 16h07.
A Fifa anunciou nesta terça-feira, 14, as novidades da Copa do Mundo 2026 que será pela primeira vez em três países: México, Canadá e EUA. A reunião do conselho, que ocorreu em Kigali na capital da Ruanda, definiu como serão os confrontos na competição que terá 48 seleções.
Neste novo formato, a competição será divida em 12 grupos com quatro seleções cada. Avançam os dois melhores colocados do grupo e os oito terceiros melhores. A partir daí, as 32 seleções classificadas se enfrentam em mata-mata até a final.
Ao todo serão 80 jogos apenas na primeira fase da Copa, diferente dos 64 do formato que se despediu no ano passado. Com a mudança para os 12 grupos, o número total de partidas na competição será 104. A Fifa e o Comitê Organizador irão decidir como serão realocadas as partidas nas três sedes.
A principal novidade é que três países receberão a Copa do Mundo 2026: Canadá, Estados Unidos e México – com direito a 16 cidades-sede. Também será a primeira vez que o Mundial reunirá 48 participantes, ou seja, 16 seleções mais que as 32 convocadas nas edições anteriores da disputa.
Enquanto os Estados Unidos terão onze cidades-sede, o México receberá a Copa do Mundo em três localidades e o Canadá em apenas duas. Também não foram definidos os estádios que receberão as diferentes etapas da competição, mas é esperado que Los Angeles seja palco para a final em 2026 – por ora, a organização guarda segredo em relação e diz que revelará “na hora certa”.