Vibra Energia vê no ESG uma oportunidade para o negócio
Vibra Energia é destaque na categoria Petroleo, Gás e Químico no Melhores do ESG 2023
Jornalista
Publicado em 11 de junho de 2023 às 18h00.
Última atualização em 13 de junho de 2023 às 11h05.
A área de ESG foi estruturada na Vibra Energia, dona dos postos BR, com a ajuda de uma consultoria internacional, no segundo semestre de 2021. No primeiro trimestre do ano passado a Agenda ESG já estava pronta, com a participação de líderes e colaboradores, sob aprovação do conselho de administração.
Ernesto Pousada, CEO da Vibra Energia, conta que o novo posicionamento, como empresa de energia, foi determinante na decisão de reforçar os atributos ESG. A agenda é voltada para temas como transição energética, mudança do clima, gestão ambiental e segurança, diversidade e inclusão, governança corporativa, gestão de riscos ESG e transparência.
ESG como oportunidade de negócio
O CEO afirma que, antes de ser um desafio, o tema ESG é encarado como oportunidade para o negócio. Com a implantação da agenda ESG, a empresa definiu planos de ação e metas específicas para indicadores ambientais, sociais e de governança desdobradas para várias áreas.
As metas também foram vinculadas à remuneração variável de gestores e equipes. Entre elas, o compromisso de neutralizar as emissões de escopo 1 e 2 até 2025, com foco na redução de emissões das unidades operacionais e administrativas.
Preocupação com a governança
Em 2022, A Vibra Energia buscou investir na gestão das áreas que dão suporte à governança corporativa, com a criação de um sistema de gestão de integridade que congrega dados e ações das áreas de ouvidoria, governança, controles internos, riscos, conformidade e ética, em uma plataforma tecnológica de fácil acesso. Para 2023, Pousada acredita que o grande desafio sob o aspecto da integridade e governança é o monitoramento das empresas investidas.