Revista TIME destaca Fernando Haddad como 'titã' do clima; veja lista de líderes influentes no tema
Ministro da Fazenda é um dos cem líderes globais mais influentes ao guiar negócios contra as mudanças climáticas, de acordo com revista


Repórter de ESG
Publicado em 12 de novembro de 2024 às 16h01.
Última atualização em 23 de janeiro de 2025 às 12h32.
A revista TIME acaba de publicar a lista “ 100 Climate ”, que apresenta os 100 líderes globais mais influentes ao direcionar os negócios na mudança pela adaptação e mitigação climática. Entre os nomes destacados está Fernando Haddad, ministro da Fazenda, avaliado na categoria “Titãs”. Ele foi o único brasileiro selecionado.
A revista afirma que o ministro é a força por trás da missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de transformar o Brasil, antes atrasado em suas prioridades ambientais, em umlíder climático global.
O texto ainda celebra o trabalho de Haddad na criação de novosempregos verdese em trilhar um crescimento econômico significativo. Em entrevista à TIME, Haddad contou que a meta brasileira é mostrar que o planeta “ é capaz de conciliar uma agenda ambiciosa de sustentabilidade com uma agenda econômica e produtiva igualmente ambiciosa ”.
Fundo para Florestas Tropicais, o TFFF
O Fundo para Florestas Tropicais (TFFF, sigla para o termo em inglês Tropical Forest Financial Facility) também foi mencionado na reportagem como parte da estratégia brasileira para financiamento da recuperação ambiental.
Trata-se de um fundo de US$ 125 bilhões focado na manutenção dabiodiversidadede países megadiversos, no qual 20% serão provenientes de empréstimos de longo prazo com mercados desenvolvidos e outros 80% virão a partir de emissões de dívidas de investidores.
O fundo, descrito pela TIME como inovador, deve ser lançado no próximo ano, quando o Brasil sedia a COP30, a Conferência das Partes sobre o Clima em Belém.
Líderes climáticos
A capa da revista sobre os líderes climáticos ilustra Ajay Banga, presidente doBanco Mundial. Ele assumiu o cargo após a saída de David Malpass, acusado de negacionismo sobre as mudanças climáticas. Desde o ano passado, Banga vem direcionando o banco na busca pela economia verde e o financiamento sustentável.
Além de Haddad e Banga, a categoria “Titãs” ainda inclui nomes como Bill Gates, fundador da bigtech Microsoft e da Breakthrough Energy, grupo de empresas de iniciativas climáticas, e o Príncipe Harry, da família real britânica e fundador da Travalyst, companhia de turismo ecológico.
Susana Muhamad, ministra de meio ambientee desenvolvimento sustentável da Colômbia e presidente da COP16, também foi listada, assim como Sadi Khan, prefeito de Londres, Jigme Wangchuck, rei do Butão, e Anne Hidalgo, prefeita de Parisresponsável pela limpeza polêmica do rio Sena durante os Jogos Olímpicos.
Veja outros nomes selecionados na TIME como os principais líderes contra as mudanças climáticas:
Os líderes climáticos mais influentes de 2024, segundo a revista TIME

2 /15Jennifer Granholm, secretária de Energia dos Estados Unidos: anúncio de avanço na tecnologia de fusão nuclear foi exemplo prático do bom marketing americano(ENERGIA-4)

3 /15Bill Gates(Foto: Leandro FonsecaData: 23/09/2024)

4 /15Colombia's Environment Minister and president of COP16, Susana Muhamad, gestures during an interview with AFP in Cali, Valle del Cauca department, Colombia, on October 28, 2024. The COP16 biodiversity summit in Cali, Colombia, enters its second week Monday to assess, and ramp up, progress towards achieving 23 targets agreed in Canada two years ago to halt and reverse nature destruction by 2030. (Photo by Luis ACOSTA / AFP)(COLOMBIA-UN-COP 16-BIODIVERSITY-ENVIRONMENT-PROTESR)
+ 11