ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Pepsico e Eureciclo apoiam circularidade de embalagens UHT com créditos de reciclagem

Em entrevista exclusiva à EXAME, fabricante de bebidas e organização de tratamento de resíduos capacitam catadores e cooperativas e apoiam venda pós-consumo de embalagens

PepsiCo está incentivando os consumidores a separar as caixas longa-vida e garantir que elas sejam limpas antes do descarte (Eureciclo/Divulgação)

PepsiCo está incentivando os consumidores a separar as caixas longa-vida e garantir que elas sejam limpas antes do descarte (Eureciclo/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 16h54.

Última atualização em 19 de fevereiro de 2025 às 16h58.

A fabricante de alimentos e bebidas PepsiCo e a eureciclo, organização dedicada ao fortalecimento da cadeia de reciclagem de resíduos, firmaram uma parceria inédita para estruturar a coleta, separação e retorno das embalagens longa-vida (UHT).

A iniciativa visa estruturar a cadeia de reciclagem dessas embalagens e gerar um impacto socioambiental positivo ao envolver cooperativas de dez estados. Por meio da capacitação de catadores e catadoras, o projeto busca valorizar as embalagens longa-vida, garantindo um valor mais atrativo para a compra das embalagens pós-consumo.

Desde meados de 2024, cerca de 50 cooperativas foram treinadas para a triagem das embalagens longa-vida, incluindo a separação das camadas de papel, alumínio e plástico.

Tania Sassioto, diretora de inovação da eureciclo, explica que as formações buscam ensinar aos catadores a importância de separar os materiais e como tornar essa seleção mais viável. “Essa etapa é a diferença entre ter um material 100% reciclado e um item que vai para o lixo porque as máquinas não conseguem aproveitar”, conta.

Reciclagem no Brasil

De acordo com a gerente de sustentabilidade corporativa da PepsiCo, Priscila Papazissis, que conversou com exclusividade com a EXAME, a iniciativa surgiu a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que trata do cenário macro da reciclagem, mas deixa de fora materiais mais difíceis de reciclar. “Os plásticos das embalagens, por exemplo, são deixados de lado, então propusemos à eureciclo uma ação específica para esses materiais”, explica.

A parceria garante o rastreamento, certificação e auditoria das embalagens, assegurando que o material seja corretamente reciclado. O projeto também conta com a colaboração de empresas como Tetra Pak e CBA, que auxiliam na separação eficiente do papel e do alumínio das embalagens longa-vida, tornando-as 100% recicláveis.

Créditos de reciclagem

Além disso, as empresas têm utilizado créditos de reciclagem como uma estratégia para viabilizar a logística, permitindo que as cooperativas cubram os custos de transporte e aumentem a coleta das embalagens.

Essa estratégia já tem mostrado resultados positivos, com a separação de grandes volumes de embalagens em áreas mais afastadas. A meta é recuperar 6 mil toneladas de embalagens longa-vida e expandir o projeto para mais dois estados, incluindo o Pará.

Startup nordestina movimenta R$ 4,4 milhões para catadores e cooperativas com economia circular

A parceria entre PepsiCo e eureciclo também traz benefícios socioeconômicos significativos. O aumento da remuneração pelo material reciclado permite que as cooperativas e catadores, em grande parte informais, aprimorem ou expandam suas operações, criando novas oportunidades de geração de renda.

“O comprador paga uma parte pelo material reciclado e nós pagamos outra, como um serviço extra pelo recolhimento. Isso viabiliza a coleta de materiais que poderiam ser ignorados”, explica Tania.

Para Priscila, não se trata de um projeto de curto prazo. “Queremos expandir para mais dois estados em breve, incluindo o Pará, sede da COP30. Muitas cooperativas enfrentam dificuldades no Norte do país, onde os custos de frete são mais altos”, explica.

Conscientização dos compradores

O projeto também trabalha na conscientização dos consumidores. “Dependemos de quem consome para que o resíduo seja separado e destinado corretamente”, afirma.

Por isso, a PepsiCo está incentivando os consumidores a separar as caixas longa-vida e garantir que elas sejam limpas antes de serem descartadas no lixo reciclável.

Essa estratégia também será incorporada às novas embalagens e campanhas de Toddynho e Kero Coco, com histórias e chamadas para a reciclagem dos materiais UHT.

“Quando uma marca do porte da PepsiCo influencia toda a sua cadeia e o consumidor, temos uma solução escalável e sustentável. É nosso papel apresentar todas as possibilidades para um mundo melhor”, afirma Tania.

Acompanhe tudo sobre:ReciclagemPepsicoReciclagem profissionalEmbalagens

Mais de ESG

Conheça os desafios para a construção da nova maior hidrelétrica do mundo

Amazônia ganha novo hub para acelerar startups com soluções climáticas

Gás Verde lança frota carbono zero para descarbonização do transporte pesado

'Rio 40 graus': onda de calor aumenta em 50% risco de morte de idosos com doenças crônicas