A Yuool, marca brasileira de calçados sustentáveis fundada em 2017, bateu um marco com seu chinelo feito com 40% de garrafas PET recicladas e rastreáveis. Desde seu lançamento em outubro de 2024, o modelo já reciclou 1.753 PET, reforçando o compromisso da marca com asustentabilidade e economia circular.
Chinelo da Yuool recicla mais de 1,7 mil garrafas PET em apenas seis meses
Marca brasileira de calçados sustentáveis lançou o modelo Slide Beach em outubro de 2024 e aposta em matérias-primas certificadas e rastreáveis

Sofia Schuck
Repórter de ESG
Publicado em 15 de março de 2025 às 08h00.
Eduardo Abichequer, CEO da Yuool, destaca que a terceira versão do chinelo representa uma evolução do conceito sustentável da empresa, que nasceu da busca porsoluções que unam tecnologia e cuidado com o planeta.
Em 2019, começou com o 'Slide', que utilizava lã. Já em 2022, foram introduzidos os tecidos reaproveitados de camisetas. "Agora, apostamos em um design moderno e de impacto ambiental positivo ", disse.
Segundo a marca, o produto se destaca não apenas pela composição, mas também pela sua funcionalidade -- sendo ideal para momentos de lazer como praia, piscina e esportes ao ar livre.
Nos tênis, são usadas peças em lã Merino com garantia de bem-estar animal e também algodão orgânico, um tecido natural e de baixo impacto. Já os moldes dos calçados são feitos de bagaço de cana de açúcar, visando uma menormenor geração de resíduos.
Sustentabilidade com rastreabilidade
A Yuool aposta na transparência, garantindo que cada garrafa PET utilizada na produção do Slide Beach é certificada e rastreável, o que elimina a possibilidade de práticas de greenwashing."Nosso compromisso vai além da reciclagem. Cada material reciclado tem origem conhecida, e isso garante que o impacto ambiental seja genuíno", explica Eduardo.
Além da durabilidade e resistência do material, a tecnologia exclusiva oferece vantagens como resistência anti-rasgo e secagem rápida.
O chinelo promete conforto superior ao dobro dos tradicionais, tornando-se uma escolha popular entre consumidores que buscam qualidade e sustentabilidade. Disponível por R$ 199, o modelo é oferecido em quatro cores: Greige, Nero, Cinza e Neon.
Reciclagem: confira imagens da economia circular

2 /43Ponto de coleta de catadores, carroceiros em São Paulo - reciclagem - lixo - Foto: Leandro Fonseca Data: 27/06/2024(IMG_6596)

3 /43fábrica de papel reciclado reciclagem economia circular(Workers In Recycle Plant)

4 /43Espaço Sustentável: em parceria com a Coca-Cola, o programa “Recicla, Galera” fomenta a reciclagem(DSC_5886)
+ 39
Mais lidas
Mais de ESG
Maioria silenciosa: 89% do planeta quer ação climática, e Brasil lidera movimento globalSabesp aposta em uso de IA e satélites para detectar vazamentos em São PauloAmbipar triplica capacidade de reciclagem de vidro com modernização de usina e nova unidadeFaltam 200 dias: rumo à COP30, Brasil intensifica articulação diplomática para garantir mais ação