ESG

BTG Pactual lança programa de aceleração social com foco em diversidade e inclusão

No BTG Soma Diversidade serão selecionadas dez organizações que atuem nas temáticas: negócio social, de impacto, ou outro tipo de organização com foco social, com ou sem fins lucrativos. Inscrições já estão abertas

BTG Pactual lança ‘BTG SOMA Diversidade’ programa de aceleração social com foco em diversidade e inclusão (Reprodução/Getty Images)

BTG Pactual lança ‘BTG SOMA Diversidade’ programa de aceleração social com foco em diversidade e inclusão (Reprodução/Getty Images)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 19 de julho de 2022 às 10h57.

O BTG Pactual (do mesmo grupo controlador da EXAME), em parceria com a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil), abre as inscrições do BTG Soma Diversidade, programa de aceleração voltado às organizações sociais que atuem com medidas de inclusão social, equidade e diversidade.

Receba gratuitamente a newsletter da EXAME sobre ESG. Inscreva-se aqui

Serão selecionadas dez organizações que terão acesso a mais de 60 horas de aulas e workshops com profissionais referência no setor, que abordarão temáticas de liderança de alto impacto, modelo de negócios, sustentabilidade financeira e expansão de impacto. Além disso, as organizações receberão mentorias com especialistas do BTG Pactual. No total, serão seis meses de capacitação e mentoria online.

São elegíveis projetos que atuem nas temáticas: negócio social, de impacto, ou outro tipo de organização com foco social, com ou sem fins lucrativos. Outra exigência é ter, no mínimo, um ano de existência formal, comprovável por meio de estatuto ou contrato social, e atestar a sua atuação em linha com a proposta da promoção da equidade, diversidade e inclusão de um ou mais dos seguintes públicos minoritários: mulheres, pessoas com deficiência, negras e pardas ou LGBTQIAP+.

“Estamos muito felizes com os resultados do BTG Soma que, em quase três anos de existência, já capacitou 36 organizações. Já tínhamos o programa com enfoque em Educação e Meio Ambiente, pilares de atuação do BTG, mas entendemos que fazia sentido ampliar a capacitação abrangendo as temáticas da Diversidade e Inclusão, por acreditar e apoiar a causa”, diz Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.

Como nas outras edições, o BTG Soma Diversidade contará com um comitê social, formado por grandes nomes do mercado, entre eles, Morena Carvalho, sócia do BTG Pactual, Maitê Lourenço, CEO e Fundadora da BlackRocks Startups e Leonardo Gontijo, Diretor do Instituto Mano Down.

“O BTG Soma beneficia muita gente. O programa consegue acelerar a maturidade da administração de uma organização e a expansão do seu impacto social. Isso só é possível pela jornada muito assertiva que o programa proporciona”, afirma Isabela Bonet, CEO da ASID Brasil.

BTG Soma

Desde 2020 o BTG Pactual fomenta o desenvolvimento institucional e a sustentabilidade financeira de organizações brasileiras por meio do BTG Soma, que está na 4ª edição e, a partir deste ano, contará com três edições em frentes de atuações diferentes: uma focada em educação, outra direcionada a iniciativas de meio ambiente e, agora, um programa voltado para diversidade e inclusão.

Até agora, o programa apoiou 36 instituições com mais de 350 horas de capacitação e workshops, além de quase mil horas de mentoria, ministradas por mais de 140 voluntários do BTG. Em média, as ONGs que passam pelo programa alcançam mais de 90% das metas estipuladas no plano de desenvolvimento do programa. Entre os temas trabalhados estão liderança e gestão, sustentabilidade financeira e expansão de impacto.

Para participar da seleção, as organizações precisam se inscrever até 19 de agosto no site.

Leia também

Acompanhe tudo sobre:BTG PactualDiversidadeONGsServiço social

Mais de ESG

Inteligência artificial pode auxiliar você nos seus investimentos; veja como

TD Garantia permite usar títulos do Tesouro Direto como garantia em operações financeiras

O que são e como funcionam as bandeiras tarifárias?

Funcionário esconde R$ 750 milhões em despesas e provoca crise em gigante do varejo