Senado deve votar indicações ao BC antes da próxima reunião do Copom, diz presidente da CAE
A CAE, presidida pelo senador Vanderlan Cardoso, é a primeira parada das indicações
Agência de notícias
Publicado em 9 de maio de 2023 às 12h58.
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse nesta terça-feira, 9, que a Casa deve avaliar os nomes dos indicados para a diretoria do Banco Central antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária ( Copom ). Ou seja, antes de 20 de junho.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad , anunciou na segunda-feira, 8, que o governo indicará Gabriel Galípolo para a diretoria de Política Monetária e Ailton Aquino para diretoria de Fiscalização do Banco Central. As indicações precisam ser aprovadas pelo Senado.
- Tebet reitera aprovação da escolha de Galípolo e cita bom diálogo com classe política e BC
- Tebet diz que Galípolo foi boa escolha de Haddad e que vai pacificar pauta
- Quem é Ailton Aquino? Servidor será primeiro homem negro na diretoria do BC
- Haddad: convite do G7 vem porque Brasil ganhará relevância na presidência do G20 e Mercosul
- Decisões de política monetária do BCE levarão em conta dados e quadro financeiro, diz Lagarde
- Governo trabalha para conciliar responsabilidade fiscal e compromisso social, reitera Tebet
A CAE, presidida por Vanderlan, é a primeira parada das indicações. Depois, é necessária análise do plenário. Vanderlan disse que ainda não houve comunicação oficial das indicações e por isso não é possível dar uma data exata para as votações.
"Provável que vote antes da reunião do Copom", disse ele, referindo-se tanto à análise no colegiado quanto a do plenário. De acordo com o senador, seria ruim deixar os cargos vagos por muito tempo.
Até o momento não há indícios de grande resistência aos nomes no Senado. Apesar disso, uma fala da ministra do Planejamento, Simone Tebet, desagradou a senadores.
Ela afirmou, também na segunda-feira, que Galípolo seria "a voz do governo" dentro do BC. O indicado é muito próximo a Fernando Haddad.