Economia

Recuperação da indústria da UE perde força em novembro, aponta PMI

O PMI final de indústria do IHS Markit para a zona do euro caiu a 53,8 em novembro de 54,8 em outubro

Bandeira da União Europeia (inakiantonana/Getty Images)

Bandeira da União Europeia (inakiantonana/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 1 de dezembro de 2020 às 08h01.

O crescimento da indústria da zona do euro desacelerou em novembro uma vez que as renovadas medidas de lockdown devido ao coronavírus afetaram a demanda, segundo pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI final de indústria do IHS Markit para a zona do euro caiu a 53,8 em novembro de 54,8 em outubro, acima da preliminar de 53,6. Leitura acima de 50 indica crescimento. O subíndice de produção caiu a 55,3 de 58,4.

"Embora a taxa de expansão tenha diminuído ante a máxima de 32 meses de outubro em meio a novas medidas de lockdown, a expansão sustentada deve ajudar a aliviar o impacto econômico das restrições pela Covid-19, que atingiram com força o setor de serviços", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

"A pesquisa portanto amplia as evidências de que a região vai evitar no último trimestre do ano uma escala similar de contração registrada no segundo trimestre."

O PMI mostrou que a demanda diminuiu e as fábricas cortaram empregos de novo no mês passado, mas o otimismo melhorou em meio a avanços no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. O subíndice de produção futura subiu a 64,8 de 62,7, nível mais alto desde março de 2018.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaUnião Europeia

Mais de Economia

Governo deve enviar PEC do corte de gastos ao Congresso, mas ainda discute Previdência dos militares

Itamaraty diz que política econômica de Milei reduziu exportações no Mercosul

PIB do 3º trimestre deve vir forte apesar de desaceleração; veja o que esperar

Randolfe prevê aprovação do pacote fiscal em duas semanas