Economia

Produção industrial cai 0,4% em junho ante maio, revela IBGE

Em relação a junho de 2021, a produção caiu 0,5%. Nessa base de comparação, sem ajuste, as estimativas variavam de uma queda de 1,0% a um aumento de 3,8%, com mediana de queda de 0,3%

Produção industrial: Em relação aos bens de consumo, a produção registrou alta de 0,4% (Leandro Fonseca/Exame)

Produção industrial: Em relação aos bens de consumo, a produção registrou alta de 0,4% (Leandro Fonseca/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de agosto de 2022 às 10h15.

Última atualização em 2 de agosto de 2022 às 10h17.

A produção industrial caiu 0,4% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 2, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio pior que a mediana (-0,3%) das estimativas de analistas captadas pelo Projeções Broadcast, que iam de uma queda de 0,7% a um avanço de 0,7%.

Em relação a junho de 2021, a produção caiu 0,5%. Nessa base de comparação, sem ajuste, as estimativas variavam de uma queda de 1,0% a um aumento de 3,8%, com mediana de queda de 0,3%.

No acumulado do ano, a indústria teve queda de 2,2%. No acumulado em 12 meses, houve queda 2,8%. No segundo trimestre, houve alta de 0,9% na comparação com os três primeiros meses do ano, informou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE. Segundo o pesquisador, foi o terceiro trimestre seguido de alta, na comparação com os períodos imediatamente anteriores. O índice de Média Móvel Trimestral da indústria registrou variação nula em junho.

A produção da indústria de bens de capital encolheu 1,5% em junho ante maio, informou o IBGE. Na comparação com junho de 2021, o indicador avançou 0,2%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF).

Em relação aos bens de consumo, a produção registrou alta de 0,4% na passagem de maio para junho. Na comparação com junho de 2021, houve aumento de 1,5%. Na categoria de bens de consumo duráveis, a produção saltou 6,4% em junho ante maio. Em relação a junho de 2021, houve alta de 2,3%. Entre os semiduráveis e os não duráveis, houve queda de 0,7% na produção em junho ante maio. Na comparação com junho de 2021, a produção subiu 1,3%.

Para os bens intermediários, o IBGE informou que a produção caiu 0,8% em junho ante maio. Em relação a junho de 2021, houve uma queda de 1,8%.

LEIA TAMBÉM: 

Em dez anos, indústria perde 9,6 mil empresas e 1 milhão de postos de trabalho

Confiança da indústria volta a cair depois de três altas, diz FGV

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraIBGEIndústria

Mais de Economia

Governo deve enviar PEC do corte de gastos ao Congresso, mas ainda discute Previdência dos militares

Itamaraty diz que política econômica de Milei reduziu exportações no Mercosul

PIB do 3º trimestre deve vir forte apesar de desaceleração; veja o que esperar

Randolfe prevê aprovação do pacote fiscal em duas semanas