Exame Logo

PPPs, debêntures, Real Digital: o que está na lista de medidas de crédito anunciadas pelo governo

Dentre as medidas estão garantias para concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) em estados e municípios e frentes estruturais para crédito. Veja a lista completa

(Diogo Zacarias/ Ministério da Fazenda/Flickr)
Carolina Riveira

Repórter de Economia e Mundo

Publicado em 20 de abril de 2023 às 18h14.

Última atualização em 19 de julho de 2023 às 16h37.

Sem queda dos juros no horizonte próximo, o governo federal anunciou nesta quinta-feira, 20, um pacote de medidas que tentam estimular o investimento privado e o crédito no país.

Os anúncios foram feitos nesta manhã pela Secretaria do Tesouro Nacional e pela Secretaria de Reformas Econômicas, ambas do Ministério da Fazenda.

Veja também

Na lista, está uma portaria do Tesouro paraaprimorar a segurança jurídica nas concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) em estados e municípios. Segundo o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, há medidas em discussão na Casa Civil para aprimoramento das PPPs a nível federal, enquanto as medidas anunciados hoje visam melhorar a "segurança jurídica" a investidores e destravar parcerias hoje paralisadas também nos entes.

O tema das PPPs é uma bandeira da nova gestão na Fazenda e apoiado desde a transição pelo ministro Fernando Haddad.

Ao todo, há um conjunto de13 medidas relacionadas a crédito, três delas já no Congresso Nacional e para as quais o governo pedirá avanço na tramitação.

Na apresentação das propostas, o secretário Marcos Pinto, de Reformas Econômicas, argumentou que não vê as medidas como um "pacote de sopetão", mas como questões estruturais para efeito no longo prazo.

"A palavra pacote dá a impressão de que estamos fazendo algo de sopetão, para ter efeitos imediatos", disse o secretário. "Essas medidas todas das quais estamos falando aqui são medidas estruturais, de longo prazo."

Quais as medidas para PPPs e crédito do governo

Assista na íntegra à apresentação sobre as medidas

Acompanhe tudo sobre:Parcerias público-privadas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame