Opep eleva projeção de alta na oferta de combustíveis do Brasil em 2023, em 40 mil bpd
Para o próximo ano, o cartel ainda prevê que a oferta de combustíveis líquidos do país
Agência de notícias
Publicado em 13 de setembro de 2023 às 16h12.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirma, em relatório mensal publicado nesta terça-feira, 12, que revisou em alta de 40 mil barris por dia (bpd) sua expectativa para a oferta de combustíveis líquidos do Brasil em 2023, para uma média de 4,0 milhões de bpd.
Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente
- Opep mantém previsão de alta na demanda global por petróleo em 2023, em 2,4 milhões de bpd
- Cortes na produção saudita de petróleo devem gerar déficit importante no 4º trimestre, aponta AIE
- ONS: níveis dos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste estão em 73,5%
- Taxa de desemprego do Reino Unido sobe a 4,3% no trimestre até julho; salários avançam 7,8%
- Prazo de inscrição de credores no Desenrola Brasil é prorrogado até 12 de setembro
- Pix chega a 152,7 milhões de transações bate novo recorde diário
A alta na produção de petróleo do País neste ano é apoiada pelo avanço na produção em importantes campos offshore, diz a Opep. A organização destaca que o aumento recente na produção pode ser atribuído a duas unidades offshore que começaram a operar em maio e a recuperação de alguns campos pós-sal.
Para 2024, a Opep ainda prevê que a oferta de combustíveis líquidos do Brasil, incluindo biocombustíveis, avançará 120 mil bpd, para uma média de 4,1 milhões de bpd, com expectativa de crescimento na produção de petróleo.
Em julho, a produção de petróleo do Brasil teve alta de 146 mil bpd ante o mês anterior, para uma média de 3,5 milhões de bpd, devido a novos projetos, diz a Opep . Já a produção de gás natural liquefeito ficou praticamente estável, e deve seguir assim em agosto.
A produção total de combustíveis líquidos do Brasil cresceu 149 mil bpd em julho, para uma média de 4,3 milhões de bpd. O resultado é novo recorde do País, após o pico de 4,0 milhões de bpd visto em janeiro de 2023, diz o grupo.