Economia

Moody's prevê recessão em todos os países do G20 por coronavírus

Globalmente, a agência de classificação de riscos prevê que as nações sofrerão uma contração de 0,5% do seu PIB por causa da pandemia da covid-19

Moody's: agência lembra que em novembro, antes do início da pandemia, previa um crescimento global de 2,6% para os países do G20 em 2020 (Brendan McDermid/Reuters)

Moody's: agência lembra que em novembro, antes do início da pandemia, previa um crescimento global de 2,6% para os países do G20 em 2020 (Brendan McDermid/Reuters)

A

AFP

Publicado em 25 de março de 2020 às 16h11.

As economias do grupo dos 20 países mais industrializados (G20) devem entrar em recessão este ano devido à pandemia de coronavírus, alertou a agência de classificação financeira da Moody's nesta quarta-feira.

Globalmente, a agência prevê que esses países sofrerão uma contração de 0,5% do seu PIB.

Nos Estados Unidos, essa queda será de 2% e na zona do euro, 2,2%. A China deverá crescer 3,3%, embora a um ritmo muito lento.

"As economias do G20 sofrerão um choque sem precedentes na primeira metade do ano e se contrairão durante todo o ano antes de se recuperar em 2021", prevê a agência, que estima a recuperação do próximo ano em 3,2% para todos os países do grupo.

A Moody's lembra que em novembro, antes do início da pandemia, previa um crescimento global de 2,6% para os países do G20 em 2020.

Uma reunião do grupo sobre a luta contra a pandemia será realizada por videoconferência na quinta-feira, sob a presidência do rei Salman da Arábia Saudita.

As 20 principais potências econômicas mundiais se unirão a outros países afetados pelo coronavírus, como Espanha, Jordânia, Cingapura e Suíça, além de líderes de organizações internacionais como as Nações Unidas, o Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Comércio (OMC).

"As autoridades orçamentárias e monetárias aumentam cada vez mais o apoio a suas economias para evitar danos permanentes a famílias e empresas", diz Moody's.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMoody'sRecessão

Mais de Economia

AGU pede revisão de parte da decisão de Dino que liberou emendas

Câmara adia votação do pacote de corte de gastos após impasse com STF por emendas

Reforma tributária: após reunião com Haddad, Braga diz que trabalha para fechar relatório até amanhã

Ceron: idade mínima para reserva de militares está em “revisão” e isenção do IR fica para 2025