Mercosul está em risco’ diz Haddad sobre Milei na Argentina
Para o ministro, acordo entre Brasil e UE pode neutralizar ações de um novo governo no principal parceiro comercial da região
Agência de notícias
Publicado em 25 de setembro de 2023 às 14h35.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad , ao referir-se às eleições na Argentina no mês que vem, disse nesta segunda-feira, 25, que o Mercosul está sob risco e um acordo do bloco com a União Europeia pode representar um "antídoto" contra a desorganização da região.
"O Mercosul está em risco, sobretudo por eventos que podem acontecer no parceiro comercial", disse o ministro durante fórum de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV).
- Presidente da ApexBrasil diz que país pode ser protagonista nos acordos climáticos internacionais
- Lula cancela participação em evento do PAC em SP para se preparar para cirurgia, marcada para dia 29
- Acompanhe ao vivo o discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU; veja horário
- Rui Costa diz que governo quer acelerar votações de PPPs, concessões e licenças ambientais
- Ministério da Fazenda lança consulta pública para elaborar a taxonomia sustentável
- Lula diz que construirá pacto de direitos do trabalhador com governantes do G20
Haddad mencionou o empenho do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em concretizar o acordo com os europeus, algo que pode, segundo ele, neutralizar ações de um novo governo no principal parceiro comercial da região, a Argentina, com potencial de desorganizar a região.
"Um acordo com a União Europeia seria um antídoto contra medidas que podem desorganizar a região", disse o ministro.
Ao falar sobre o encontro, na última quarta-feira, dos presidentes do Brasil, Lula, e dos Estados Unidos , Joe Biden, Haddad pontuou ainda que tem nesta segunda-feira, às 14 horas, encontro com representantes de multinacionais americanas. Segundo ele, um acordo com a maior economia do mundo será a coroação do aprofundamento das relações bilaterais.