Economia

FMI aumenta previsão de crescimento da China para 5,4% em 2023

Segundo a primeira Subdiretora-Geral do FMI, Gita Gopinath, a economia da China está no caminho certo para cumprir a meta de crescimento do governo para 2023

China:as previsões atuais para 2023 e 2024 foram revisadas em 0,4 ponto percentual para cima (Peng Song/Getty Images)

China:as previsões atuais para 2023 e 2024 foram revisadas em 0,4 ponto percentual para cima (Peng Song/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 7 de novembro de 2023 às 17h17.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizou nesta terça-feira, 7, em Pequim, uma coletiva de imprensa para falar sobre a avaliação econômica anual da China. O FMI previu que a economia da China crescerá 5,4% em 2023, refletindo a forte recuperação da economia chinesa pós-pandemia.

Segundo a primeira Subdiretora-Geral do FMI, Gita Gopinath, a economia da China está no caminho certo para cumprir a meta de crescimento do governo para 2023, com expectativa de crescimento real do PIB de 5,4% em 2023.

Em comparação com a previsão do World Economic Outlook de outubro, as previsões atuais para 2023 e 2024 foram revisadas em 0,4 ponto percentual para cima devido ao desempenho de crescimento mais forte do que o esperado da China no terceiro trimestre e a uma série de anúncios de políticas recentes.

Crescimento de mais de 8% ao ano desde 2000

Gopinath observou que, nas últimas décadas, o crescimento econômico da China ultrapassou o de outros países com um nível de desenvolvimento semelhante, com um crescimento de mais de 8% ao ano desde 2000, representando melhorias significativas nos padrões de vida e a erradicação da pobreza extrema.

“A meta da China de implementar os ajustes necessários em seu mercado imobiliário é bem-vinda,” disse Gopinath. A representante do FMI afirmou que os esforços da China para restaurar o bom funcionamento do mecanismo de solução de controvérsias, desempenhando um papel fundamental nas iniciativas da Organização Mundial do Comércio, são louváveis. A China também está desempenhando um papel de liderança cada vez maior na solução dos desafios globais, como as crises de mudança climática e das dívidas mundiais, que são fundamentais tanto para a China quanto para o mundo.

Acompanhe tudo sobre:FMIChina

Mais de Economia

Governo deve enviar PEC do corte de gastos ao Congresso, mas ainda discute Previdência dos militares

Itamaraty diz que política econômica de Milei reduziu exportações no Mercosul

PIB do 3º trimestre deve vir forte apesar de desaceleração; veja o que esperar

Randolfe prevê aprovação do pacote fiscal em duas semanas