Economia

Fipe prevê IPC de 0,52% em abril

A taxa, se confirmada, ficará acima da variação de 0,15% registrada em março pelo Índice de Preços ao Consumidor

De acordo com o coordenador do IPC, Rafael Costa Lima, a inflação em abril será puxada pelo reajuste nos preços de cigarro, anunciado pela Souza Cruz (Stock Xchng)

De acordo com o coordenador do IPC, Rafael Costa Lima, a inflação em abril será puxada pelo reajuste nos preços de cigarro, anunciado pela Souza Cruz (Stock Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2012 às 13h47.

São Paulo - A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) informou nesta quarta-feira que a previsão para a inflação em São Paulo em abril é de 0,52%. A taxa, se confirmada, ficará acima da variação de 0,15% registrada em março pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), porém abaixo da alta de 0,70% de abril de 2011.

De acordo com o coordenador do IPC, Rafael Costa Lima, a inflação em abril será puxada pelo reajuste nos preços de cigarro, anunciado pela Souza Cruz, de 24%. "Nossa previsão para abril era de IPC em 0,35%, mas com essa notícia foi para 0,52%. Um aumento de quase 25% é muito expressivo", disse. Segundo a Fipe, o cigarro fabricado pela empresa tem peso de 84% na pesquisa da instituição. Essa previsão de 0,52% para o índice em abril inclui um impacto de 0,17 ponto porcentual que o reajuste nos preços do cigarro deve provocar no IPC.

Conforme Costa Lima, a taxa de 0,52% em abril levaria o IPC acumulado em 12 meses para a marca de 4,20%, que seria a menor desde dezembro de 2009 (3,65%). Até março de 2012, também em 12 meses, o IPC acumula aumento de 4,39%, o mais baixo desde agosto de 2010 (4,36%).

O coordenador do IPC não alterou sua expectativa para o índice no fechamento de 2012. "Continua entre 5% e 5,5%, cada vez mais perto de 5%. Mas ainda é cedo para ajustar a previsão", disse.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoEstatísticasFipeIndicadores econômicosInflaçãoIPCPreços

Mais de Economia

Reforma Tributária: governo perde e armas permanecem de fora do Imposto Seletivo

Arroz, leite e carnes serão isentos de impostos com Reforma Tributária; veja lista

Reforma Tributária: entenda regulamentação aprovada pelo Senado

Reforma tributária: Senado conclui votação da regulamentação; texto retorna para Câmara