Economia

CPI dos EUA sobe 0,2% em junho, e inflação anual desacelera a 3%

O resultado ficou abaixo da mediana de analistas do mercado, de alta de 0,3%

EUA - Mercado - consumo - americanos - verduras - legumes - frutas - inflação - americana - alimento - alimentação - Nova Iorque - New Yorque - USA

Foto: Leandro Fonseca
data: setembro 2022 (Leandro Fonseca/Exame)

EUA - Mercado - consumo - americanos - verduras - legumes - frutas - inflação - americana - alimento - alimentação - Nova Iorque - New Yorque - USA Foto: Leandro Fonseca data: setembro 2022 (Leandro Fonseca/Exame)

Publicado em 12 de julho de 2023 às 10h14.

Última atualização em 12 de julho de 2023 às 10h17.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% em junho ante maio, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quarta-feira pelo Departamento do Trabalho. O resultado ficou abaixo da mediana de analistas do mercado, de alta de 0,3%.

Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, também avançou 0,2% na comparação mensal de junho, vindo igualmente abaixo do consenso do mercado, de ganho de 0,3%.

Na comparação anual, o CPI dos EUA subiu 3% em junho, desacelerando em relação ao aumento de 4% de maio. Já o núcleo do CPI teve incremento anual de 4,8% no mês passado, também perdendo força ante o avanço de 5,3% de maio.

Tanto o CPI anual de junho quanto seu núcleo ficaram abaixo das expectativas de mercado, de +3,1% e +5%, respectivamente.

Reflexo nas decisões do Fed

Para a próxima decisão do Fed, o mercado precifica nesta manhã uma probabilidade de 94,2% de maio uma alta de 0,25 ponto percentual (p.p.), que levaria a taxa de juro americana para o intervalo entre 5,25% e 5,50%. O cenário para as reuniões seguintes, no entanto, segue dividido. Enquanto metade das apostas são de mais uma alta de 0,25 (p.p.) até o fim do ano, outra metade espera que o ciclo de aperto encerre já na próxima reunião.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoEstados Unidos (EUA)

Mais de Economia

Vitória de Trump pode prolongar juros altos no Brasil, avaliam economistas

Vitória de Trump e dólar pressionam por corte de gasto e Lula quer blindar Educação e salário mínimo

“O dia amanheceu mais tenso no mundo em função do que foi dito na campanha”, diz Haddad, sobre Trump

Reforma tributária: audiências na CCJ do a Senado tem novas datas definidas