Exame.com
Continua após a publicidade

O espírito do empreendedor

Muito se fala ultimamente sobre empreendedores e empreendedorismo. Temos diversos exemplos de grandes empreendedores no Brasil e talvez o de maior destaque atualmente seja Eike Batista. Mas quais as características de, ou como definir, um empreendedor de sucesso? Sem dúvida alguma é alguém com alto nível de energia, automotivado, comprometido com seu objetivo, focado, fortemente orientado a resultado, criativo, muitas vezes comunicativo e que entende que o sucesso de seu […] Leia mais

F
Fernando Mantovani — Sua Carreira, Sua Gestão

Publicado em 1 de outubro de 2012 às, 12h09.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h17.

Muito se fala ultimamente sobre empreendedores e empreendedorismo. Temos diversos exemplos de grandes empreendedores no Brasil e talvez o de maior destaque atualmente seja Eike Batista.

Mas quais as características de, ou como definir, um empreendedor de sucesso? Sem dúvida alguma é alguém com alto nível de energia, automotivado, comprometido com seu objetivo, focado, fortemente orientado a resultado, criativo, muitas vezes comunicativo e que entende que o sucesso de seu negócio depende dele!

Se seu objetivo de vida é ter seu próprio negócio o melhor conselho é coragem! Planeje-se, programe-se, estude o mercado, enfim cumpra todos os passos que a literatura aconselha e vá. Arrependa-se do que fez e não do que não fez!

Por outro lado muitos profissionais não têm esse objetivo na vida, mas me questionam frequentemente sobre como se preparar para o mercado de trabalho e ter empregabilidade. Independentemente da capacitação técnica, seja pela formação em uma escola reconhecida por sua qualidade, pela pós-graduação ou MBA, pela fluência no inglês, muitas empresas procuram características comportamentais que destaquem um profissional “do restante do mercado”, dentre elas o espírito empreendedor.

Sem qualquer receio de afirmar, aqueles que demonstram claramente que entendem que seu dia a dia, suas atividades e responsabilidades são comparáveis a uma microempresa dentro da empresa que o contratou, trabalham cada dia agindo e tomando decisões como verdadeiros empreendedores e “donos do negócio”.

Como entrevistador garanto que é simples identificar um profissional como este de outro profissional que não tem as mesmas atitudes já durante a primeira entrevista.

Seja um empreendedor mesmo sem ter seu próprio negócio!