Ciência

Nasa exibirá pouso com primeira amostra de asteroide coletada no espaço

Espaçonave vai liberar cápsula no deserto de Utah no domingo, 24

Asteroide: pouso, segundo a Nasa, será acompanhado de perto pela agência, com cobertura ao vivo (CTIO/NOIRLAB/SOAR/NSF/AURA/T KARETA, M KNIGHT/Reprodução)

Asteroide: pouso, segundo a Nasa, será acompanhado de perto pela agência, com cobertura ao vivo (CTIO/NOIRLAB/SOAR/NSF/AURA/T KARETA, M KNIGHT/Reprodução)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 21 de setembro de 2023 às 18h55.

Última atualização em 21 de setembro de 2023 às 19h00.

A primeira amostra de asteroide coletada no espaço pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) chegará à Terra no domingo, 24. O pouso, segundo a Nasa, será acompanhado de perto pela agência, com cobertura ao vivo. Clique aqui para assistir.

“O pouso da cápsula da espaçonave Osiris-REx (Origens, Interpretação Espectral, Identificação de Recursos e Segurança — Regolith Explorer) com amostras do asteroide chamado Bennu começará às 10h EDT (11 horas, pelo horário de Brasília) e irá ao ar pela TV Nasa, no aplicativo da Nasa e no site da agência.”

Em seguida, será realizada uma coletiva de imprensa, quando a cápsula de amostra chegar a uma sala no campo de treinamento militar.

“Para entregar com sucesso uma amostra do asteroide Bennu próximo da Terra, os operadores de espaçonaves precisam garantir que a Osiris-REx viaje na velocidade e direção corretas para liberar a cápsula de amostra na atmosfera, pousando-a no campo de testes e treinamento do Departamento de Defesa dos EUA em Utah”, disse a Nasa.

Segundo a agência, a liderança da missão discutirá os resultados das manobras de trajetória final da espaçonave e as expectativas para a entrada, descida e pouso da cápsula, além dos planos para operações de recuperação no deserto ocidental de Utah.

O Osiris-REx é a terceira missão do Programa Novas Fronteiras da Nasa, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da Nasa em Huntsville, Alabama, para a Diretoria de Missões Científicas da agência em Washington.

“Quando chegar, a espaçonave Osiris-REx liberará a cápsula com a amostra do asteroide para um pouso seguro no deserto de Utah. O material primitivo de Bennu — rochas e poeira recolhidas da superfície do asteróide em 2020 — oferecerá a gerações de cientistas uma janela para a época em que o Sol e os planetas se formavam há cerca de 4,5 milhões de anos”, acrescenta a Nasa.

Acompanhe tudo sobre:NasaEspaço

Mais de Ciência

Cientistas descobrem que humanos na era do gelo usavam material inusitado para fabricar agulhas

Medicamento usado para tratamento de esquizofrenia pode revolucionar tratamento do Alzheimer

Baleia assassina criou estratégia para caçar maior peixe do mundo, diz estudo

Super Terra? Este planeta de 3 milhões de anos pode mudar o curso da ciência