Ciência

Beber café todos os dias pode causar grandes 'mutações' nos rins — e fenômeno surpreende cientistas

Relação do consumo de cafeína com o funcionamento dos órgãos do corpo humano foi analisada em um estudo da Johns Hopkins Medicine

Cafés especiais: um convite para desbravar novos universos (iStock/Getty Images)

Cafés especiais: um convite para desbravar novos universos (iStock/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 13h53.

Última atualização em 19 de fevereiro de 2025 às 14h03.

Tudo sobreCafé
Saiba mais

Para muitas pessoas, o dia realmente só começa após uma boa xícara de café, que ajuda a aumentar a concentração e combater o sono. Mas agora, quem aprecia a bebida tem mais um motivo para consumi-la.

Um estudo de 2022, realizado pela Johns Hopkins Medicine, descobriu que tomar uma xícara de café por dia pode reduzir o risco de lesões renais agudas.

A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) afirma que o consumo diário de até 400 mg de cafeína (aproximadamente duas ou três xícaras de 355 ml) não costuma causar efeitos adversos.

A pesquisa também revelou que o consumo moderado de café pode diminuir em 15% a probabilidade de desenvolver problemas renais. Além disso, quem consome de duas a três xícaras por dia pode ter uma redução do risco de 22% a 23%.

“Embora já soubéssemos da relação entre o café e a prevenção de doenças crônicas, como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e hepáticas, agora podemos acrescentar à lista de benefícios a redução do risco de lesão renal aguda”, afirmou o Dr. Chirag Parikh, diretor da Divisão de Nefrologia e professor da Universidade Johns Hopkins.

Apesar dos resultados promissores, especialistas alertam que são necessárias mais pesquisas para confirmar a relação entre o consumo de café e a função renal.

O Dr. Parikh sugere que o efeito positivo do café pode estar relacionado à melhora da perfusão sanguínea e ao consumo de oxigênio nos rins, possivelmente pela ação da cafeína ou a combinação com outros compostos bioativos presentes na bebida.

Acompanhe tudo sobre:CaféSaúdeCuriosidades

Mais de Ciência

Baleias encalhadas: por que a Austrália sacrificou 90 falsas orcas na Tasmânia

Isaac Newton indicou o ‘ano do fim do mundo’ em carta de 1704; veja as previsões do físico

'Corredor da morte': Nasa revela países onde meteoro 2024 YR4 pode cair — risco é alto nas Américas

Após 110 anos, fenômeno raro no espaço confirma teoria de Albert Einstein e impressiona cientistas