Tênis do Roger Federer tem pegada ecológica e carbono zero
A novidade é fruto de uma cooperação da On Running entre seis marcas
Da Redação
Publicado em 26 de outubro de 2022 às 07h30.
Última atualização em 28 de outubro de 2022 às 11h11.
No Brasil desde fevereiro, a marca On Running – que fabrica os sneakers assinados por Roger Federer e tem o ex-tenista como sócio – é conhecida pela pegada ecológica. Tome como exemplo o Cloudprime.
Apresentada em setembro e desde então testada em pequena escala, se vale de uma espuma de EVA (acetato-vinilo de etileno) criada a partir de emissões de carbono.
Batizado de CleanCloud, o material é usado para melhorar o amortecimento do calçado. No futuro, porém, poderá ser utilizado em outras partes do tênis e também em outros produtos da marca.
Como é feito o tênis ecológico de Roger Federer?
A novidade é fruto de uma cooperação da On Running entre seis marcas. Três delas: LanzaTech, Borealis e Technip Energies, formam a coalizão da cadeia de suprimentos que fabrica o CleanCloud.
Já a construção da sola vem sendo pensada em parceria com a Novoloop, que está usando o primeiro TPU quimicamente reciclado a partir de resíduos plásticos. A On atua ainda com a Fairbrics para obter um material à base de poliéster, também via emissões de carbono, e que será utilizado no cabedal do tênis.
“Um projeto colaborativo é crucial na produção de um calçado desse nível de complexibilidade, em escala. Queremos que o futuro da On seja livre de petróleo e totalmente circular”, diz Fabiana.