Casual

Ouvir heavy metal combate depressão e raiva, diz estudo

Bandas como Metallica e Slayer podem acalmar os nervos, ajudar a combater a depressão e inspirar pensamentos positivos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2015 às 19h00.

São Paulo - Se você acha que fãs de heavy metal são agitados, hiperativos e impacientes – talvez esteja na hora de rever as suas impressões e até começar a ouvir este tipo de som.

Ouvir bandas como Slayer, Metallica, Megadeth, Anthrax (e tantas outras) tem o poder de acalmar, ajudam a combater a depressão e ainda inspiram pensamentos positivos, diminuindo a sensação de tristeza.

Pelo menos é o que dizem as psicólogas Genevieve Dingle e Leah Sharman, da Universidade de Queensland, na Austrália, em estudo divulgado recentemente na publicação acadêmica Frontiers in Human Neuroscience.

As especialistas conduziram uma pesquisa com 39 pessoas, entre 18 e 34 anos de idade, que costumam ouvir músicas chamadas de "extremas", como heavy metal e hardcore.

Os entrevistados tiveram que falar por 16 minutos sobre eventos que lhes deixam irritados. Depois, a ideia era passar 10 minutos em silêncio ou ouvir uma música qualquer de sua escolha. Em sua maioria, heavy metal foi a escolhida. 

Após o experimento, os voluntários ficaram mais calmos e inspirados em vez de irritados e agressivos.

"Descobrimos que a música regulou a tristeza e aumentou as emoções positivas. As canções os ajudaram a explorar a gama de emoções que sentiam, e também os fez mais ativos e inspirados", afirmou Leah ao jornal The Independent.

"Os resultados mostram que os níveis de hostilidade, irritabilidade e estresse diminuiram quando a música foi introduzida, conclui.

Que tal ouvir Slayer agora, então e ficar... "zen"?

https://youtube.com/watch?v=sOMec-rYTbo%3Flist%3DRDsOMec-rYTbo

Acompanhe tudo sobre:ArteBandasComportamentoDepressãoDoençasEntretenimentoHuffington PostIndústria da músicaMetallicaMúsica

Mais de Casual

48 horas em Buenos Aires: onde ficar, comer e comprar

Borgonha 2024: a safra mais desafiadora e inesquecível da década

Quer provar novidades do universo dos cafés? Procure o barista mais próximo

57ª edição do Festival Brasília do Cinema Brasileiro começa com programação gratuita e homenagens