Os melhores vinhos brancos brasileiros, segundo guia internacional, para você provar no Carnaval
Com as altas temperaturas previstas para os próximos dias, os brancos são a escolha perfeita: leves, aromáticos e ideais para os dias quentes, eles oferecem a dose certa de frescor e sofisticação

Repórter de Lifestyle
Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 16h05.
Última atualização em 26 de fevereiro de 2025 às 16h05.
Com as altas temperaturas previstas para o Carnaval no Brasil, nada melhor do que uma bebida refrescante para acompanhar a folia e dar um toque especial aos momentos de celebração. E quando se trata de vinhos, os brancos são a escolha perfeita: leves, aromáticos e ideais para os dias quentes, eles oferecem a dose certa de frescor e sofisticação. Se você ainda não sabe qual rótulo escolher, o consolidado guia Descorchados pode te ajudar nesta missão.
A publicação traz, anualmente, avaliações de rótulos da Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Peru e Bolívia. Na edição de 2024, foram mais de 4.000 vinhos degustados de mais de 230 vinícolas argentinas, 210 chilenas, 35 vinícolas uruguaias , 40 brasileiras, 20 vinícolas peruanas e 5 vinícolas bolivianas.
No recorte feito apenas com vinhos brancos do Brasil, dois rótulos receberam a pontuação de 92: o L.A. Cave 2021, da vinícola Luiz Argenta, e o Magmatic 2022, da Arte da Vinha. Veja abaixo a lista.
Os melhores espumantes do Brasil, elaborados pelo método tradicional
Os melhores espumantes do Brasil, elaborados pelo método charmat
Os melhores vinhos tintos do Brasil
No recorte feito apenas com vinhos tintos brasileiros, 24 estão entre os melhores (veja mais abaixo). A primeira colocação foi dividida entre dois rótulos que receberam 93 pontos – em uma escala que vai até 100. Foram os melhores o Baron Assemblage 202 0, da Adolfo Lona, e o Sacramentos Sabina 2023, da Sacramentos Vinifer.
Os melhores restaurantes do Brasil

2 /10Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio(2º lugar - Origem (Salvador). Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio.)

3 /10Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano(3º lugar - A Casa do Porco (SP). Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano)

4 /10Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez(Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez)
+ 6