Casual

Hot-dog de morango e espaço instagramável: a cafeteria que vende 50 mil doces por mês

Criada por um grupo de empresários estrangeiros e brasileiros, a We Coffee apostou em espaços com arquitetura clean e minimalista mas com um quê de futurismo

We Coffee próximo ao Parque Ibirapuera, uma das cinco unidades em São Paulo. (We Coffee/Divulgação)

We Coffee próximo ao Parque Ibirapuera, uma das cinco unidades em São Paulo. (We Coffee/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 11 de agosto de 2023 às 12h32.

Última atualização em 11 de agosto de 2023 às 15h44.

Ter um ambiente instagramável pode contar pontos para o sucesso de um negócio. Afinal, publicações nas redes sociais funcionam como uma espécie de boca a boca digital. Um notável exemplo de estabelecimento que gera muito conteúdo online é a cafeteria We Coffee. Inaugurado em novembro de 2020, o lugar ganhou fãs através dos ambientes com decoração moderna, bem diferentes das cafeterias tradicionais e produtos instagramáveis.

Quem passa pelas cinco unidades na Liberdade, Vila Nova Conceição, Jardins e Ibirapuera, nota as longas filas de espera. Mesmo com a instalação de um sistema de atendimento automático na unidade da Avenida Paulista, o sucesso e a espera se mantém.

A rede de cafeterias calcula ter recebido só no ano passado cerca de 1 milhão de visitantes. Porém, neste ano, a marca já demonstra um crescimento estrondoso: apenas no mês de julho, 300 mil pessoas passaram por uma das cinco lojas.

O mascote elefante também tem presença nas redes, com 500 mil seguidores no Instagram e mais 300 mil no TikTok.

Criada por um grupo de empresários estrangeiros e brasileiros, a marca apostou em espaços com arquitetura clean e minimalista mas com um quê de futurismo. “Queremos oferecer ao cliente a ideia de que nossa marca é moderna e cool, com uma experiência única e completa que ele não encontra em outro lugar”, afirma Sophia Wang, relações públicas da We Coffee. Os investimentos em aberturas vão de R$ 2 milhões a R$ 4 milhões.

Diferentes espaços e propostas

Inaugurada no início do ano, a unidade da Vila Nova Conceição é a maior da rede. Próxima ao Parque do Ibirapuera, o espaço conta com uma grande área ao ar livre logo na entrada, espaço pet friendly e até lugares para quem quiser tirar os sapatos e se sentar no chão.

Já a unidade da Avenida Paulista, fica sob o Edifício Citi Center e é toda tecnológica, com luzes holográficas no teto. Apesar das variações no ambiente, todas as lojas têm em comum o conceito “third space” (terceiro espaço), que pode ser definido como uma alternativa entre o escritório e a casa do cliente.

Assim, há mesas maiores, propícias para reuniões, e lugares mais reservados, todos com tomadas próximas.

Para comer com os olhos

Além da decoração e arquitetura que atraem os visitantes, os pratos e cafés também chamam a atenção nas vitrines. Entre as opções, por exemplo, há uma espécie de tartelette em formato de abelha feita de mousse de chocolate branco e baunilha, e recheada com ganache ao leite e creme de banana e base crocante de chocolate com avelã. Também fazem sucesso os chamados magic sticks, que são uma espécie de cachorro-quente doce em versões como a de morango no pão cor-de-rosa recheado de creme e pedaços da fruta.

Doces da We Coffee. (We Coffee/Divulgação)

“Utilizamos ingredientes importados, como manteiga e farinha de origem francesa, e as massas são feitas com o processo de fermentação natural”, conta Sophia, sobre os doces e salgados de acabamento primoroso que colorem as vitrines.

Mensalmente são vendidas 50 mil unidades de doces. “Todos os dias nossos chefs confeiteiros estudam e trazem inspirações que esbarram nas tendências mundiais e, claro, nas locais. É um estudo para entender qual será o próximo produto da vitrine. E como os produtos são cheios de técnicas e etapas, os chefs passam um bom tempo testando”, diz.

Depois do sucesso do magic sticks a marca aposta em outro produto de sucesso: os bolos de festa. Recém lançados, os doces são decorados com cisnes de cristal. “O bolo é impecável e chama atenção, e muito porque ele é minimalista, como a WeCoffee”, complementa. Mas, não é necessário esperar na fila pelo produto, feito sob encomenda, os bolos têm entrega de um dia para o outro.

We Coffee: bolo de festa com cisne de cristal. (We Coffee/Divulgação)

Acompanhe tudo sobre:Cafésao-pauloGastronomia

Mais de Casual

Esta rua superou a Quinta Avenida, em Nova York, como a mais cara do mundo para varejo

Os sucessos do cinema e a magia dos contos de fada ganham vida nos Parques Temáticos da Disney

Qual a diferença entre vinho orgânico, biodinâmico, convencional e natural

Hyrox: a nova competição fitness que está conquistando o mundo