Casual

Guia Michelin divulga os melhores restaurantes da França; brasileira é citada na lista

Dentre os destaques brasileiros na França está a chef Camila Seixas, que comanda o restaurante Orizhon ao lado do marido

O Guia Michelin França 2023. (JOEL SAGET/AFP/Getty Images)

O Guia Michelin França 2023. (JOEL SAGET/AFP/Getty Images)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 7 de março de 2023 às 10h07.

A edição 2023 do Guia Michelin França, foi divulgada ontem, 6, com apenas um novo restaurante premiado com três estrelas.

No total, a seleção de restaurantes do Guia Michelin França inclui 630 restaurantes estrelados, sendo 29 restaurantes com três estrelas, 75 restaurantes com duas estrelas e 526 restaurantes com uma estrela em toda a França.

O prêmio tem se espalhado por cidades fora dos arredores de Paris, visto que 37 dos novos restaurantes premiados não estão na capital.

A França, casa do guia e país com mais restaurantes estrelados, perdeu 25 prêmios na noite de ontem, incluindo o restaurante comandado por Guy Savoy, há muito considerado o melhor chef do mundo, que perdeu uma estrela na noite de ontem.

“A seleção de 2023 confirma que a excelência, a criatividade e o compromisso são abundantes no mundo da gastronomia francesa”, afirma Gwendal Poullennec, diretora internacional do Guia Michelin. “Os chefs à frente proporcionam experiências culinárias diferenciadas e promovem conexões econômicas, humanas e culturais.”

Segundo o Guia, o restaurante La Marine, premiado com três estrelas, afirma-se como um dos melhores restaurantes de França, "com uma abordagem gastronômica única". "La Marine 'vale a pena o desvio' porque nos leva para a ilha de Noirmoutier e nos muda para sempre", diz Poullennec. "A equipe do restaurante já havia sido destacada com o Michelin Green Star em reconhecimento ao seu notável compromisso eco responsável, e a equipe do restaurante representa uma sinfonia resplandecente."

Brasil no Guia Michelin França

Dentre os destaques brasileiros na França está a chef Camila Seixas, que comanda o restaurante Orizhon ao lado do marido. A casa localizada em Audierne não possui estrelas, mas está no Guia Michelin na categoria Bib Gourmand, que seleciona restaurantes com bom custo-benefício.

"Instalados no porto de Audierne, os chefs certamente fazem o nosso paladar navegar para novos horizontes… Ele na sala, ela na cozinha, oferecem ao tempo de paragem uma cozinha gourmet e perfumada. A chef obviamente vai buscar à despensa local, maioritariamente iodada, que mistura com criteriosos toques de modernidade e exotismo. Panquecas de trigo sarraceno ao estilo taco, carne de porco confitada; tarte de atum, chutney de tomate com especiarias; polvo grelhado, beterraba, queijo fresco de cabra, vinagrete de vinho tinto", diz o Guia.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

 

Acompanhe tudo sobre:MichelinRestaurantesChefsFrança

Mais de Casual

Retrospectiva Spotify: os artistas e podcasts mais escutados por executivas em 2024

Com ondas personalizáveis, maior piscina para surfe do Hemisfério Sul será inaugurada no RJ

Espumante brasileiro fica entre os 16 melhores do mundo em concurso na França

Por que os voos executivos sob demanda estão ganhando tanto espaço?