Terno da Ermenegildo Zegna: grife italiana desfila sua coleção Primavera/Verão em Milão (Michael Loccisano/Getty Images/Getty Images)
Guilherme Dearo
Publicado em 17 de julho de 2020 às 06h00.
Desde 14 de julho, acontece em Milão a Milano Digital Fashion Week, nome especial de 2020 para a tradicional semana de moda italiana.
A transmissão ao vivo e sem público presente é a nova realidade em tempos de quarentena e Covid-19. Os modelos estão na passarela nos 37 desfiles da semana, mas nada de público ao vivo e grandes personalidades na primeira fileira. Tudo será transmitido pela internet para o mundo e em telões espalhados por algumas ruas de Milão.
Assim como em Londres e em Paris, os organizadores da semana de moda de Milão, no caso a Camera Nazionale della Moda Italiana, oferecem agora um aplicativo desenvolvido com a ajuda de Accenture, Microsoft e PwC, para acompanhar os defiles e ver os showrooms virtuais.
O formato “figital” é um meio termo entre as necessidades dos organizadores de desfiles de moda, mais apegados ao calendário tradicional, e as grifes que previam incialmente fazer eventos apenas digitais.
A italiana de Trivero Ermenegildo Zegna chega à passarela hoje (17) às 10h, mostrando sua coleção Spring/Summer 2021.
Segundo Gildo Zegna, CEO do Ermenegildo Zegna, em entrevista ao site WWD, o diretor criativo da marca, Alessandro Sartori, teve uma "ideia brilhante" para o desfile "figital", que ampliará a mensagem da coleção e abrirá novos caminhos para a grife. "Não acho que a indústria voltará aos números de desfiles itinerantes de antes da pandemia", disse.
Sartori espera, com o novo formato que se impôs em 2020, ter mais liberdade para trabalhar com novas tecnologias e levar suas ideias para um público mais amplo.
Assista no link abaixo, a partir das 10h (horário de Brasília):