Concurso elege o melhor croissant do Brasil; veja ranking
O evento foi promovido pela marca francesa Isigny Sainte-Mère, produtora de manteigas como a Tourage
![](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/11/croissant.png?w=1024)
Repórter de Lifestyle
Publicado em 8 de novembro de 2024 às 17h31.
Uma cafeteria do Tatuapé, em São Paulo, conquistou o título de melhor croissant do Brasil em 2024. A massa folhada da Prime Coffee foi escolhida em um concurso realizado nesta sexta-feira, 8 de novembro, com a participação de um júri especializado.
A criação foi elaborada pelo chef Ismael da Silva Duarte, que descreveu a vitória como “uma sensação indescritível de missão cumprida”. Segundo Duarte, o prêmio representa o reconhecimento do trabalho árduo que envolve estudo e criação diária na busca pela perfeição da receita.
O evento foi promovido pela renomada marca francesa Isigny Sainte-Mère, produtora da manteiga Tourage, um dos ingredientes essenciais para os croissants. Foi a primeira vez que o concurso foi realizado no Brasil, reunindo 15 dos melhores profissionais de padarias, pâtisseries e confeitarias de estados como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Inspirado em uma competição similar realizada anualmente na França, o concurso teve como objetivo valorizar a arte da panificação no Brasil e celebrar o talento dos profissionais locais na técnica da viennoiserie.
Os melhores croissants do Brasil
- 1º Prime Coffee, em São Paulo
- 2º L'Atelier Sucré, em Bauru (SP)
- 3º O Pão Padaria Artesanal, em São Paulo
Símbolo de Sabor e Sofisticação
O croissant é um dos itens de confeitaria mais icônicos, reconhecido por seu formato em meia-lua e suas camadas finas e crocantes. Originário da Áustria e aperfeiçoado na França, o croissant combina técnicas de confeitaria sofisticadas, onde a massa folhada é feita com várias camadas de manteiga dobradas e laminadas, resultando em uma textura que desmancha na boca.
Popular em todo o mundo, o croissant é apreciado em versões clássicas e recheadas, consolidando-se como uma iguaria universal que preserva suas raízes europeias enquanto se adapta a diferentes culturas.
Os 10 melhores restaurantes do Brasil
![Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/04/ED1262_Restaurantes_2.jpg?quality=70&strip=info)
2 /10Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio(2º lugar - Origem (Salvador). Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio.)
![Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/04/ED1262_Restaurantes_3.jpg?quality=70&strip=info)
3 /10Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano(3º lugar - A Casa do Porco (SP). Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano)
![Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/04/ED1262_Restaurantes_4.jpg?quality=70&strip=info)
4 /10Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez(Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez)
+ 6