Casual

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

Sua acidez vibrante e pureza fazem com que seja uma escolha perfeita para acompanhar pratos leves e frescos, como frutos do mar, ceviches e saladas

Chablis: região produtora de vinho na França. (Francesco Riccardo Iacomino/Getty Images)

Chablis: região produtora de vinho na França. (Francesco Riccardo Iacomino/Getty Images)

Publicado em 21 de julho de 2024 às 06h21.

Tudo sobreVinhos
Saiba mais

Inegavelmente os vinhos da região de Chablis, localizada no norte da Borgonha, têm conquistado cada vez mais o paladar dos brasileiros. Situada a cerca de 180 quilômetros a sudeste de Paris, Chablis tem pouco mais de 2 mil habitantes e é cercada por cidades históricas como Auxerre e Avallon.

A região, conhecida mundialmente por vinhos brancos excepcionais, é muitas vezes confundida com uma variedade de uva. Vale, então, esclarecer: todos os vinhos de Chablis são produzidos exclusivamente a partir da uva Chardonnay.

Um dos grandes segredos dos vinhos de Chablis está no solo. Os vinhedos estão plantados em solos kimmeridgianos, uma mistura de argila e calcário com fósseis marinhos, que confere aos vinhos uma mineralidade única e seu caráter mais distintivo.

Sucesso no Brasil

O sucesso de vendas de Chablis no Brasil é notável, impulsionado principalmente nos últimos anos pelo aumento do consumo de vinhos de produtores como Domaine L’Enclos, Jean Dauvissat, Domaine Pattes Loup, Roland Lavantureux e Domaine Dampt. Esses produtores, relativamente novos no cenário do vinho, trazem uma abordagem moderna e inovadora, sem perder a essência tradicional que caracteriza os vinhos da região.

O estilo de Chablis – fresco, mineral e extremamente gastronômico – encontra um grande aliado no clima e na culinária brasileira. Sua acidez vibrante e pureza fazem com que seja uma escolha perfeita para acompanhar pratos leves e frescos, como frutos do mar, ceviches e saladas. Em alguns casos pode harmonizar especialmente bem com sushis, inclusive.

Além dos vinhos excepcionais, Chablis oferece uma experiência de turismo enogastronômico rica e envolvente. A região é repleta de ótimos restaurantes e bares, onde os visitantes podem desfrutar de harmonizações deliciosas enquanto exploram a beleza e a cultura locais. A melhor época do ano para Visitar a região é de Setembro a Novembro

Chablis não é apenas uma escolha de vinho, mas uma verdadeira viagem ao coração da Borgonha, proporcionando uma nova e encantadora experiência vinícola.

Acompanhe tudo sobre:VinhosBebidas

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual