15 carrões "verdes" que vão invadir o Salão de Genebra
Confira os modelos híbridos e elétricos que não passarão despercebidos pelo salão do automóvel suíço, que ocorre entre os dias 7 e 17 de março
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 16h54.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h43.
Para acirrar a briga dos carros elétricos , a General Motors vai levar ao Salão de Genebra o Chevrolet Spark EV, um puro elétrico de recarga “relâmpago”. Por meio de um supercarregador especial (500V DC), a bateria atinge 80% da carga máxima em apenas 20 minutos, enquanto os carregadores normais (240V) demoram quase sete horas. O modelo também faz bonito na performance. Com seu sistema propulsor que entrega 130 cv de potência, ele alcança 100 Km/h em menos de oito segundos. O 100% elétrico Spark deve estrear no mercado americano ainda em 2013.
A fabricante francesa Exagon Motors, especializada em carros de corrida, vai levar à Genebra o seu primeiro urbano totalmente elétrico. Dono de uma aparência agressiva, com farois “enfezados” e lateral “rasgada”, o modelo de linhas aerodinâmicas promete uma performance competente. Seus dois motores elétricos entregam 407cv de potência, aceleração de até 100km/h em 3,5 segundos, e velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250km/h. Outra característica que promete arrancar suspiros é a qualidade da construção – todas as 6 mil peças que compõem o bólido são ajustadas manualmente.
No mundo dos carros verdes, o Tesla Model S é um dos queridinhos, não só pelo desempenho na estrada, mas pelo acabamento e design que reúnem o melhor dosmodelos esportivos e de luxo. A comercialização dessa máquina, que vai marcar presença em Genebra, começa este ano. Todos contam com controle de estabilidade, múltiplos airbags, iluminação LED, tela de LCD no console central, controle de velocidade, câmera de ré, bancos elétricos, alarme, bluetooth, USB, Wi-Fi e luzes especiais para enfrentar nevoeiros
Dono de um design estonteante, o 100% elétrico i3 é um dos modelos ecológicos mais quentes com lançamento esperado para 2013. O carro traz sobre o eixo traseiro o motor elétrico, com potência de 125kW (170cv), que garante uma aceleração de zero a 100 km/h em menos de oito segundos. Já a autonomia varia de 130km a 200km, chegando à velocidade máxima de 150 km/h. Quem quiser aumentar a autonomia, pode acoplar na traseira do automóvel um motor a gasolina com 600 cilindradas, desenvolvido pela divisão de motos da marca. A combinação híbrida garante autonomia de até 400km.
A esperada variante elétrica do novo Golf é uma das revelações mais aguardadas no Salão de Genebra. De acordo com as primeiras informações que correm na mídia especializada, o modelo 100% movido a eletricidade contará com um motor elétrico de 115 cv e 27,5 kgfm de torque. O conjunto acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 135 km/h (limitada eletronicamente). Com uma carga completa, o E-Golf promete rodar até 175km.
O primeiro híbrido plug-in a diesel do mundo, o V60, fez tamanho sucesso no ano passado que a fabricante Volvo vai aumentar em quase seis vezes o modelo de produção para 2014. A nova leva promete entre 4mil e 6 mil unidades. O modelo híbrido combina o motor D5 de 215cv com um motor elétrico na roda traseira de 70cv. Munido desse conjunto propulsor, o V60 consome 1.8l/100km de diesel e emite 49g/km de CO2.
Esportivo e ecológico, o híbrido de dois lugares Honda CR-Z (abreviação em inglês de Compact Renaissance Zero) ganhou uma repaginada no visual, que incluem faróis de LED e novas rodas de liga leve. O up-grade também se estendeu ao conjunto propulsor: a potência dos motores a combustão e elétrico foram aumentadas, sem comprometer, no entanto, o consumo de energia ou as emissões. Quando combinados, os dois motores garantem consumo médio de 20 quilômetros por litro de combustível.
Além do já consagrado Nissan Leaf, a marca nipônica vai exibir em Genebra o conceito Resonance, que representa a tendência de design dos seus crossovers. Apresentado pela primeira vez no salão de Detroit, em janeiro deste ano, o carro conta com tração integral e eficiente trem de força híbrido-elétrico, que inclui o sistema “um motor, duas embreagens” criado pela Nissan. Ele combina um pequeno propulsor a combustão interno com outro elétrico de íon-lítio e um avançado programa de gerenciamento.
Em 2012, o Mitsubishi i-MiEV faturou o título de carro mais verde e econômico dos Estados Unidos, fornecido com parcimônia pelo Conselho Norte-Americano para uma Economia de Energia Eficiente (ACEEE, na sigla em inglês). Foi a primeira vez em 14 anos que um modelo elétrico ocupou o topo da lista. Composto por 88 células, o conjunto de baterias de íon-lítio, localizadas sob o piso, oferece uma autonomia de 150km por carga. A velocidade máxima é de 130km/h. Por ser 100% elétrico, o modelo não emite gases poluentes. Do design, destaque para os pequenos prolongamentos dos para-choques dianteiros, que conferem ao carro um estilo futurista.
Eleito o “Carro do ano na Europa em 2012” pela mídia especializada, o híbrido Opel Ampera também marcará presença em Genebra. Com visual arrojado e faróis em forma de bumerangue, o híbrido faz 60 km só na eletricidade, o que garante um passeio isento de emissões. Quando combina os dois motores, é capaz de rodar até 500km. Assim que a carga das baterias se esgota, entra em ação automaticamente o motor a combustão interna, que trabalha como gerador e fornece energia ao motor elétrico.
Dê uma espiado no carro ao lado. Bonito, não? Pois será assim o primeiro automóvel com propulsão elétrica da centenária marca de luxo Cadillac. A chegada dessa máquina verde de contornos requintados nas concessionárias americanas está prometida para o quarto trimestre 2013. O modelo vai utilizar um sistema de propulsão composto por uma bateria de íons de lítio que alimenta o motor elétrico além de um motor de quatro cilindros a gasolina. Aqui, a fonte de locomoção primária é a energia elétrica, com o motor a gasolina entrando em funcionamento apenas para carregar a bateria. O conjunto entrega 207 cavalos de potência e autonomia de 500 Km.
O primeiro protótipo do Zoe elétrico foi apresentado no salão de Frankfurt de 2009. De lá pra cá, a fabricante francesa já apresentou meia centena de modelos pré-série e prepara para 2013 o lançamento da versão final de produção. O modelo deve chegar com um conjunto propulsor de 60 kw (80 cv aproximadamente) que garante uma autonomia de até 160km/h e velocidade máxima de 135 km/h. De seis a oito horas é o tempo necessário para uma recarga completa. Com design dinâmico e robusto, o Zoe possui dimensões semelhantes às do Clio: 4,08 metros de comprimento, 1,73 metros de largura e 1,56 metros de altura.
A maior montadora da Coreia do Sul aposta suas fichas “verdes” no Sonata Hybrid, que fez estreia mundial no New York International Auto Show, no ano passado. Equipado com um motor a combustão 2.0, transmissão automática de seis velocidades e um motor elétrico híbrido de 30kW, o carro oferece uma potência máxima de 191 cv e gera economia de 21 km/l. O veículo dispõe também de uma espécie de eco guia em seu painel para ajudar os motoristas a dirigir de maneira mais econômica.
De olho na rápida expansão de carros híbridos mundo a fora, a montadora sul-coreana está apostando alto na nova versão do sedã Kia Optima. O veículo combina um motor a gasolina de 150 cv com um motor elétrico de 40 cv. Somados, garantem 190 cv de potência, aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e velocidade máxima de 192km/h. Freios regenerativos também ajudam a economizar no consumo do carro, que faz em média de 10 a 14 km/litro na cidade e de 14 a 16 km/litro na estrada.
Dando continuidade à nova geração de quatro-rodas globais e sustentáveis, a Mitsubishi vai levar a versão híbrida plug-in do Outlander ao Salão Automóvel de Genebra. O modelo vem equipado com um motor elétrico, que auxilia o motor a combustão. Segundo a montadora, o veículo tem uma autonomia de 800km e produz 50g/km de CO2, com um consumo médio de 1,6 litros por cada 100 km. A tecnologia plug-in permite ao carro ligar-se à corrente para o carregamento das baterias, que leva quatro horas e meia.
Mais lidas
Mais de Casual
Esta rua superou a Quinta Avenida, em Nova York, como a mais cara do mundo para varejoOs sucessos do cinema e a magia dos contos de fada ganham vida nos Parques Temáticos da DisneyQual a diferença entre vinho orgânico, biodinâmico, convencional e naturalHyrox: a nova competição fitness que está conquistando o mundo