12 carros verdes que arrasaram em 2012
Sexies, elegantes e sustentáveis, veja os modelos verdes que roubaram a cena nos principais salões de automóvel do ano
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 17h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h12.
Onyx. Esse é o nome do mais novo supercarro verde da Peugeot , apresentado no salão de Paris, um senhor conceito híbrido esportivo, que combina um exterior agressivo com uma motorização amiga do meio ambiente. Alimentado por um motor 3.7L V8 a diesel e um motor elétrico, o carro entrega 600 cavalos de potência. Um ponto alto do design é a combinação de linhas aerodinâmicas com a pintura em preto fosco e bronze na carroceria, que confere ao veículo um ar de mistério e ficção.
O grupo Daimler AG, dono da Mercedes-Benz apresentou uma versão mais "nervosinha" e robusta do compacto Smart no salão de Paris deste ano - o conceito de carro elétrico ForStars. O cupê esportivo tem um design bem mais agressivo que outras versões, como o FourTwo, a começar pelos farois, que ganharam uma "sobrancelha" que dão aspecto mais atrevido ao carro - ele tanto pode parecer que está sorrindo ou que está irritadinho. O teto panorâmico em vidro que se estende até o porta-malas e o acabamento lateral em preto ajudam a completar o visual. Medindo 3,55 m de comprimento, 1,71 m de largura e 1,50 m de altura, o pequeno conta com um motor elétrico de 60 kW (ou 81 cv). De acordo com a montadora, o compacto atinge velocidade máxima de 130 km/h.
A estrela “híbrida” da BMW no Salão de Paris foi o Concept Active Tourer. Com potência total de 190 cavalos, o carro acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de oito segundos e alcança velocidade máxima de 200 km/h.O modelo, segundo a montadora, estabelece novos critérios no segmento dos veículos premium, combinando versatilidade, conforto e design esportivo.
O novo Ford Fusion foi eleito o Carro Verde do Ano pela mídia especializada no Salão de Los Angeles. Em sua nova versão, o modelo reduz significativamente o uso de combustível fóssil e suas as emissões de CO2. Um dos trunfos do carro, além do seu design esportivo, é o uso de cinco opções de motores, entre eles três eficientes motores de combustão interna a gasolina, incluindo duas com tecnologia EcoBoost, um híbrido e um híbrido plug-in. Ele deve chegar ao mercado americano em 2013, custando U$ 21.700.
A Infiniti, divisão de luxo da Nissan , levou ao Salão de Nova York o seu primeiro sedã de luxo totalmente elétrico, o LE Concept. Com ares futuristas, o conceito deve ganhar uma versão de produção nos próximos dois anos. Segundo a fabricante, o carango faz 160 km com uma única recarga. O conjunto propulsor localiza-se sob o assoalho, num esquema que prevê distribuição de peso ideal e que não invade a cabine. Mais, as baterias contam com um sistema inovador de recarga sem fio.
Basta olhar para este compacto da Honda , ao lado, para ver que os fabricantes japoneses vieram com tudo este ano. O luxo aqui é minimalista, econômico no uso de energia e acima de tudo, sustentável. Com dimensões compactas, que dão lugar para apenas dois ocupantes, o Honda Micro Commuter quer ser o veículo da cidade grande. De acordo com a fabricante, as baterias de íon de lítio podem ser carregadas em menos de 3 horas e proporciona uma autonomia de cerca de 60km. A velocidade gira em torno de 80km/h.
A Daimler revelou em Paris o todo azul SLS AMG Coupé Electric Drive, um esportivo 100% movido a eletricidade que pode acelerar dos 0 aos 100km/h em 3,9 segundos e atingir a velocidade máxima (limitada) de 250 km/h. Com portas “asas de gaivota”, o modelo é turbinado com quatro motores localizados sobre as rodas, que juntos garantem 751 cavalos de potência e velocidade de até 250 quilômetros. Segundo a fabricante, o SLS AMG Coupé Electric Drive deve entrar em produção em junho de 2013.
Para acirrar a briga dos carros elétricos, a General Motors levou ao Salão de Los Angeles o Chevrolet Spark EV, um puro elétrico de recarga “relâmpago”. Por meio de um supercarregador especial (500V DC), a bateria atinge 80% da carga máxima em apenas 20 minutos, enquanto os carregadores normais (240V) demoram quase sete horas. O modelo também faz bonito na performance. Com seu sistema propulsor que entrega 130 cv de potência, ele alcança 100 Km/h em menos de oito segundos.
A BMW revelou em 2012 o futurista i8 Concept Spyder, o terceiro modelo visionário da família i, depois dos conceitos i3 e i8. O protótipo, apresentado no Salão de Pequim, em abril, é um híbrido plug-in com um motor a combustão de 1,5 litros e um motor elétrico, que juntos entregam 349 cavalos de potência. No visual, o esportivo chama atenção pelas portas com abertura em compasso, apenas dois lugares e ausência de capô, tudo contribuindo para um design mais leve. De acordo com a empresa alemã, a aceleração de 0 a 100 é realizada em 5 segundos e a velocidade máxima, limitada eletronicamente, chega a 250 km/h.
A estreia mundial do Toyota FT-Bh aconteceu no salão de Genebra, em março. Dono de linhas futuristas, o modelo é aposta da próxima geração da Toyota, com eficiência de combustível anunciada de 2,1 litros por 100 quilômetros. O modelo híbrido garante uma redução de CO2 de cerca de 50% face a atual média do segmento B, diz a montadora. A eficiência na utilização do combustível vem da redução de massa, otimização da aerodinâmica e gestão eficaz da energia.
A Nissan levou um modelo verde peso pesado para a edição 2012 do Salão do Automóvel de Paris, que não passou despercebido. Trata-se do SUV elétrico Terra, o primeiro veículo deste segmento da marca japonesa com zero emissão de carbono. Dono de um design robusto e ao mesmo tempo “clean”, o protótipo é movido a células de combustível, que produzem energia a partir do hidrogênio para três motores elétricos. No interior, o carro inova ao trazer um tablet no lugar do painel.
A Porsche revelou no começo do ano imagens do protótipo Porsche 918 Spyder, considerado o carro “verde” mais potente e caro da fabricante. Com lançamento previsto para o Salão de Frankfurt de 2013, o modelo híbrido deverá chegar ao mercado custando 645 mil euros, cerca de 1,7 milhão de reais. Essa máquina sustentável vem com três motores, sendo dois de propulsão elétrica e um terceiro a combustão, que juntos entregam potência máxima de 780 cavalos. Segundo a marca alemã, o carro, que possui carroceria em fibra de carbono, vai de 0 a 100km/h em apenas 3 segundos.