Carreira

Tendência da década: como incluir Inteligência Artificial no currículo de forma gratuita agora mesmo

Em plena ascensão, tecnologia já está presente em pelo menos 41% das empresas brasileiras; veja como dominá-la para se tornar um dos profissionais mais valorizados do mercado

Inteligência Artificial (Getty Images/Getty Images)

Inteligência Artificial (Getty Images/Getty Images)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 17 de julho de 2023 às 10h17.

Última atualização em 11 de setembro de 2023 às 14h55.

Apontada pelo Fórum Econômico Mundial como a principal impulsionadora da criação de empregos pelos próximos cinco anos, a Inteligência Artificial (IA) deve ser adotada por pelo menos sete em cada 10 empresas até 2027.

“O treinamento de funcionários para utilizar IA e big data será priorizado por 42% das empresas pesquisadas nos próximos cinco anos, ficando atrás apenas do pensamento analítico (48%) e do pensamento criativo (43%) em termos de importância”, diz um relatório divulgado pelo órgão em maio deste ano.

Treinamento gratuito: aprenda a liderar projetos que utilizam Inteligência Artificial e torne-se o profissional mais valorizado do mercado

E nada disso é à toa. Além de aumentarem comprovadamente a produtividade dos negócios, estudos recentes também sugerem que as ferramentas de inteligência artificial tendem a impulsionar a lucratividade das empresas. É o caso de um levantamento feito recentemente pela consultoria McKinsey, no qual 63% dos gestores globais afirmaram ter notado algum ganho econômico após a aplicação da IA em suas operações.

Estes são apenas alguns números que ajudam a ter dimensão do tamanho da revolução que a inteligência artificial está promovendo no mercado. E que evidenciam a importância da capacitação no tema por parte dos profissionais que desejam se manter competitivos na nova economia.

“Os resultados apresentados por essas ferramentas surpreenderam até mesmo profissionais de tecnologia experientes, a ponto de muitos ficarem assustados com o impacto e as consequências desse avanço. Mas enquanto alguns se assustaram, outros perceberam o tamanho da oportunidade que está se abrindo no mercado neste momento”, diz Izabela Anholett, diretora de tecnologia da EXAME e professora do treinamento Carreira em Inteligência Artificial.

A fala da especialista ajuda a responder um dos maiores questionamentos sobre o tema:

"O meu emprego será substituído por inteligência artificial?"

Ao que tudo indica, o mais provável é que profissionais que não dominam ferramentas de IA sejam substituídos por aqueles que sabem como utilizá-las. Afinal, embora algumas funções possam mesmo desaparecer com o avanço da automação, outras tantas devem ser criadas pelo mesmo motivo.

O Fórum Econômico Mundial estima, por exemplo, que 69 milhões de novos postos de trabalho sejam criados com a evolução da tecnologia, mas destaca que para que consigam conquistar uma dessas vagas os trabalhadores precisarão se atualizar.

Não seja substituído pela inteligência artificial, veja como dominá-la neste treinamento gratuito!

Pensando nisso, a EXAME apresenta, entre os dias 18 e 26 de agosto, a série Carreira em Inteligência Artificial. Apresentado por Izabela Anholett, o conteúdo é virtual e totalmente gratuito. Ao final dos encontros, todos os participantes recebem um certificado para incluir no currículo.

Para acompanhar as aulas, os interessados devem se inscrever na página oficial do evento, clicando aqui.

  • Este conteúdo é apresentado por EXAME Academy
Acompanhe tudo sobre:branded marketingInteligência artificialcursos-online

Mais de Carreira

Icatu Seguros abre vagas para Programa de Estágio 2025 com bolsa-auxílio inicial de R$ 1.500

Como é possível sair do RH e se tornar CEO? Com a palavra, a presidente da Zeiss Vision Brasil

Employee Value Proposition (EVP): a tendência que será um dos principais desafios do RH em 2025

Clube CHRO: É possível sair do RH para a cadeira de CEO?