Sua empresa pode estar doente. O que fazer?
Problemas como depressão, obesidade, paranoia e anemia também podem acometer as organizações. Saiba qual deve ser o papel do líder na saúde da empresa

Da Redação
Publicado em 10 de fevereiro de 2017 às 14h31.
Última atualização em 30 de junho de 2017 às 14h47.
As organizações são vivas. Elas nascem, crescem, desempenham suas funções e morrem. Nesse ciclo de vida, podem também adoecer. Uma organização está suscetível a doenças como obesidade e anemia, depressão e paranoia, estresse e vícios como a corrupção. “Quando, por exemplo, há um desbalanceamento entre a quantidade de tarefas a ser realizada, os cargos criados e o número de pessoas contratadas, podem ocorrer doenças relacionadas à estrutura física da organização, como o excesso de peso (obesidade) ou a falta de recursos (anemia)”, afirma Sidney Latorre, reitor do Centro Universitário Senac de São Paulo.
O que pode fazer um bom líder pela saúde de sua organização? “O papel dos gestores passa obrigatoriamente pela atenção que devem dispensar aos fatores internos (corpo e alma da organização; com atuação equilibrada e ética) e também ao ambiente externo (mudanças e aprendizagem constantes)”, afirma Latorre. “Na relação interna, cabe ao gestor cuidar e zelar do alinhamento estratégico a partir das grandes metas. Uma estratégia e um plano tático bem elaborados minimizam, por exemplo, dispersões e criações de patologias como a obesidade de algumas áreas ou a sobrecarga de outras.”
Para ajudar a desenvolver líderes capazes de lidar com uma organização viva, o Senac criou o Programa Senac de Desenvolvimento de Líderes. O programa apresenta a possibilidade de uma educação continuada para apoiar empresas preocupadas em aprimorar as competências de seus líderes. Oferece recursos para o desenvolvimento de uma liderança que tenha como meta alcançar resultados positivos em situações adversas e driblar desafios.
Na programação, podem estar temas como gestão de carreira, habilidades de liderança, administração de conflitos em equipes, marketing pessoal, gestão do tempo e obtenção de resultados, além de coaching para o autodesenvolvimento e a gestão de pessoas.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=zpNza_WsEEA&w=640&h=360]