Carreira

Para além do ChatGPT: veja 4 ferramentas de inteligência artificial para quem trabalha com marketing

O especialista Miguel Lannes recomendou seis plataformas e funcionalidades que podem ajudar a prever tendências de mercado, criar conteúdos e otimizar campanhas publicitárias

"A integração da IA nas estratégias de marketing está proporcionando benefícios substanciais para as empresas e profissionais”, afirma Miguel Lannes Fernandes (Freepik)

"A integração da IA nas estratégias de marketing está proporcionando benefícios substanciais para as empresas e profissionais”, afirma Miguel Lannes Fernandes (Freepik)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 11 de julho de 2024 às 10h37.

Interpretar dados, criar conteúdos e gerenciar campanhas são tarefas recorrentes na rotina dos profissionais de marketing. No entanto, essas atividades com frequência demandam mais tempo do que o disponível – o que faz com que as ações operacionais recebam mais atenção e as estratégicas fiquem em segundo plano. Mas esse problema está com os dias contados.

Com o sucesso da inteligência artificial, muitas ferramentas de marketing passaram a incorporar essa tecnologia em suas funções para tornar processos mais otimizados. E isso pode ser uma mão na roda para os profissionais.

"A integração da IA nas estratégias de marketing está proporcionando benefícios substanciais para as empresas e profissionais”, afirma Miguel Lannes Fernandes, coordenador do MBA em IA para Negócios da Faculdade EXAME. Segundo ele, é possível fazer análises preditivas do comportamento, melhorar a experiência do cliente e produzir conteúdos mais relevantes.

Inscreva-se agora: transforme seu conhecimento em IA no marketing e destaque-se na sua carreira. Clique aqui para assitir aula gratuita.

Miguel acredita que o futuro da IA aplicada ao marketing deve ser promissor nos próximos anos. "Será revolucionário e vai transformar fundamentalmente a maneira como as empresas se conectam com seus clientes", diz ele.

De olho nisso, o especialista recomendou quatro ferramentas que utilizam IA e são indispensáveis para quem trabalha com marketing. Confira.

Ferramentas de IA para todo profissional de marketing

Salesforce Einstein

Essa é uma ferramenta projetada para fornecer insights preditivos e recomendações automáticas. Ela utiliza aprendizado de máquina, análise de dados e inteligência artificial para ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas e eficazes. “São fundamentais para gerenciar relacionamentos com clientes de forma inteligente e personalizada”, garante Miguel.

Veja, abaixo, algumas das funcionalidades principais do Salesforce Einstein.

  • Criar previsões personalizadas e recomendações com cliques;
  • Incorporar insights preditivos em qualquer registro ou aplicativo;
  • Operacionalizar a IA em todos os processos de negócios.

IBM Watson

Desenvolvida pelo IBM, essa ferramenta é capaz de fazer análises preditivas de mercado e comportamentos do consumidor com precisão. Isso porque a plataforma é capaz de entender, raciocinar e aprender a partir de grandes volumes de dados. Para profissionais de marketing, pode ser útil para entender informações sobre clientes, avaliar o desempenho de campanhas e até mesmo analisar comentários e feedbacks em redes sociais.

Prepare-se para o futuro: descubra como a IA pode revolucionar suas campanhas de marketing. Inscreva-se aqui para assistir aula exclusiva!

Chatbots avançados

Chatbots avançados são sistemas de inteligência artificial projetados para realizar interações com outros usuários – o mais conhecido deles é o ChatGPT. Para profissionais de marketing, essas ferramentas podem ser úteis de várias formas. "São cruciais para melhorar o atendimento ao cliente e a interação em tempo real", exemplifica Miguel.

Mas eles vão além. Também pode ajudar a automatizar a geração de leads, personalizar a experiência do cliente, melhorar a eficiência das campanhas e o engajamento com a audiência. Veja, abaixo, algumas opções de chatbots avançados para utilizar.

  • ChatGPT;
  • Google Bard;
  • Microsoft Copilot;
  • Replika;
  • Cleverbot;
  • Drift.

Jasper

"Plataformas de criação de conteúdo assistidas por IA, como o Jasper, estão revolucionando a produção de materiais de marketing", diz Miguel. Ele explica que essa ferramenta pode ser utilizada para gerar textos criativos, como posts para redes sociais, artigos de blog, descrições de produtos e campanhas publicitárias. E outra boa notícia é que a plataforma consegue se adaptar ao tom e estilo do conteúdo específicos de cada marca.

Destrave aula gratuita sobre IA aplicada ao marketing

De olho nos profissionais que desejam entender como aplicar inteligência artificial no contexto do marketing digital, a EXAME apresenta a aula "IA no Marketing Digital".

Apresentado por Miguel Lannes Fernandes, o Chief A.I. Officer da EXAME, o conteúdo promete revelar como algoritmos e machine learning podem ser integrados para otimizar campanhas, personalizar experiências de cliente e prever tendências de mercado.

Veja o que a aula ensina:

  • As melhores ferramentas de IA para marketing
  • O guia prático para utilizá-las
  • Os resultados que você pode alcançar

*Este conteúdo é apresentado pela Faculdade EXAME.

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

Veja 6 estratégias essenciais para empreender no Brasil, segundo o treinador Bernardinho

Da roça para Paris: a história inspiradora do atleta “Maranhão” que irá disputar as Olimpíadas

De estilista a presidente: os 4 passos para alcançar o sucesso, segundo a CEO do Grupo Malwee

Arteris investe em educação corporativa para lidar com desafios de diversidade geracional

Mais na Exame