Carreira

'Melhor ser menos experiente com habilidades em IA do que mais experiente sem elas', dizem CEOs

Pesquisa da Microsoft e LinkedIn aponta que o uso de IA é mais valorizado do que experiência; veja como começar uma carreira na área, que é uma das mais aquecidas do mercado

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 19 de outubro de 2024 às 05h00.

Tudo sobrePré-MBA em IA
Saiba mais

É melhor um candidato com menos experiência (mas que saiba utilizar ferramentas de inteligência artificial)  do que um mais experiente sem elas. É dessa maneira que 71% dos executivos ouvidos pelo Índice de Tendências de Trabalho 2024 da Microsoft e do LinkedIn pensam. Mas o que isso revela sobre o mercado?

Na visão de especialistas no assunto, é um reflexo de um movimento global: as empresas e profissionais que se destacam são aqueles que estão aprendendo a usar a inteligência artificial para se manterem competitivos.

Laurence Liew, diretor de Inovação em IA da AI Singapore, alerta, porém, que a IA não substituirá os trabalhadores, mas sim aqueles que não a utilizarem serão superados por quem souber aproveitá-la. "Você será substituído por alguém que usa IA para superar você”, disse em entrevista para a CNBC.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento virtual e introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades na carreira

'É uma super oportunidade para quem for pioneiro'

Na visão de Izabela Anholett, diretora de tecnologia e professora do MBA em Inteligência Artificial para Negócios da Faculdade EXAME, ferramentas de IA não têm poder para roubar empregos. Para ela, o potencial para substituição está, na verdade, entre trabalhadores resistentes às mudanças.

Daqui pra frente, absolutamente todos os tipos de negócios vão precisar incorporar a tecnologia para se manterem competitivas – e, para adotar a IA, as empresas vão precisar de talentos que dominem a tecnologia”, garante.

O professor Miguel Lannes concorda. Segundo ele, dominar as ferramentas de inteligência artificial permite aos profissionais se destacarem frente aos recrutadores e terem acesso às melhores posições no mercado de trabalho.

“A IA expande a capacidade cognitiva de quem está usando a ferramenta em um nível desigual com relação a quem não usa", diz ele, que é coordenador do MBA em Inteligência Artificial para Negócios da Faculdade EXAME.

"Por isso, é uma super oportunidade para quem for pioneiro em suas áreas usando a inteligência artificial”, completa.

Por R$ 37 e com certificado, este treinamento introdutório mostra como começar uma carreira em IA – mesmo sem saber programar

Aqui está o caminho para conquistar uma carreira em IA

De olho nessa tendência, a EXAME desenvolveu o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento composto por quatro aulas introdutórias ao MBA que prometem preparar profissionais para se tornarem verdadeiros especialistas em IA. As aulas serão apresentadas por Miguel Lannes Fernandes, pioneiro em tecnologia com uma trajetória marcada por inovações, e vão ao ar entre 21 e 29 de outubro de forma 100% virtual.

Outra boa notícia é que não é necessário possuir conhecimento prévio em tecnologia ou habilidades de programação – basta graduação completa em qualquer área de formação. Ao final das aulas, os participantes receberão um certificado de participação exclusivo para adicionar o currículo.

Não perca essa oportunidade: vagas para treinamento são limitadas. Se deseja fazer parte da futura geração de especialistas em IA, clique aqui

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME.

Acompanhe tudo sobre:branded marketingFaculdade EXAMEPré-MBA em IA

Mais de Carreira

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman

Sam Altman diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'