Exame Logo

4 motivos para dizer sim ao happy hour

Não costuma frequentar os happy hours da sua empresa? Entenda por que o tradicional encontro pode trazer benefícios interessantes para a sua carreira

Happy hour: de volta ao escritório, a cumplicidade criada na mesa do bar facilita negociações (HeadCRasher/Creative Commons)

Claudia Gasparini

Publicado em 9 de janeiro de 2015 às 13h29.

São Paulo - Chega o fim do expediente e, para compensar um dia estressante no escritório, seus colegas de trabalho decidem convocar um happy hour. Vale a pena aderir?

Para muitas pessoas, o tradicional encontro depois do trabalho parece perda de tempo. Não é. Pelo menos é o que sugere Carlos Felicissimo, diretor geral da consultoria 4hunter.

Segundo ele, o happy hour tem valor porque anda difícil construir relações profundas com outras pessoas na maioria dos ambientes de trabalho,sobretudo os que exigem um comportamento mais formal.

"O mundo corporativo anda muito verticalizado, então há pouco espaço para conhecer os colegas na rotina", diz ele.

Embora não seja a única forma de fazer isso, o happy hour pode ser uma ótima oportunidade para praticar networking , melhorar suas relações com a equipe e, de quebra, respirar um pouco.

Ainda está em dúvida se deve participar? Veja, a seguir, quatro pontos para ter em mente quando chegar o próximo convite:

1. Você pode descobrir fatos surpreendentes sobre seus colegas
Segundo Carlos Felicissimo, o clima informal do happy hour permite conhecer mais intimamente as pessoas. "Muitas vezes surgem conversas que revelam coincidências e afinidades inesperadas", afirma.

Você pode descobrir, por exemplo, que você e o seu colega moraram na mesma cidadezinha na adolescência, ou que vocês gostam das mesmas séries de TV. "Perceber o que vocês têm em comum ajuda a criar laços genuínos", diz o especialista.

2. De volta ao escritório, o trabalho renderá mais
As amizades criadas na mesa do bar terão reflexos positivos sobre o dia a dia profissional. Isso porque, segundoFelicissimo, colegas que se conhecem além do escritório tendem a estabelecer uma parceria mais sólida no escritório.

A confiança e a cumplicidade facilitam negociações e criam um clima geral de colaboração. "A verdade é que as relações pessoais é que mandam no mundo", diz ele.

3. A ocasião é perfeita para fazer networking
Além de aprofundar sua relação com seus colegas diretos, o happy hour também permite que você amplie seus contatos de forma geral, incluindo pessoas de outros departamentos ou até empresas.

Como qualquer outro encontro casual, o happy hour estabelece vínculos subjetivos que podem beneficiar a sua carreira a longo prazo.

4. É preciso relaxar
Esfriar a cabeça de vez em quando é essencial para ter mais produtividade, melhorar os relacionamentos profissionais - e até sair ganhando em qualidade de vida.

Os momentos para aliviar o estresse, entretanto, não precisam ser restritos à mesa de bar. "Os profissionais precisam de pequenos happy hours diários, uma pausa para sair ao ar livre, contar uma história engraçada, tomar um café", diz CarlosFelicissimo. "Essas descontrações não podem acontecer só na sexta-feira à noite".

São Paulo – Trabalhadores dos Estados Unidos e da Índia não contam com lei trabalhista que determine um tempo mínimo obrigatório de férias por ano. Por outro lado, nos Emirados Árabes Unidos e no Iêmen, há leis que dão aos funcionários direito de 30 dias úteis de descanso por ano (a contagem é de dias úteis, ou seja, sem levar em conta fins de semana). As informações que estão nesta galeria partem de um levantamento feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além do tempo de férias, que muda bastante de um país a outro, o volume de horas regulares da jornada semanal de trabalho também varia. Na França, por exemplo, são 35 horas. Já alguns trabalhadores (não são todos) na Suíça encaram 50 horas semanais de trabalho. No Brasil, a jornada regular é de 44 horas, em geral.  Veja nas fotos os dados de 46 países:
  • 2. Brasil

    2 /45(Mike Vondran / Flickr Commons)

  • Veja também

    Os brasileiros têm direito a 21 dias úteis de férias e jornadas regulares de 44 horas semanais, segundo a lei.
  • 3. Estados Unidos

    3 /45(Divulgação)

  • Nos Estados Unidos, não há lei que determine o mínimo de dias úteis de férias. As jornadas de trabalho geralmente são 40 horas, segundo a OIT.
  • 4. Índia

    4 /45(Getty Images)

    Na Índia, também não existe lei trabalhista que defina o tempo mínimo de férias para profissionais, nem o limite para jornadas semanais de trabalho, segundo a OIT.
  • 5. China

    5 /45(Wikimedia Commons)

    Os chineses têm, por lei, direito a 5 dias úteis de férias ao ano. Geralmente as jornadas de trabalho são de 40 horas semanais.
  • 6. Nigéria

    6 /45(Jrobin08/Wikimedia Commons)

    Na Nigéria o período mínimo de férias que a lei determina também é de 5 dias. Mas não há regulamentação para jornadas de trabalho semanais, segundo a OIT.
  • 7. México

    7 /45(Wikimedia Commons)

    No México, os trabalhadores descansam 6 dias úteis por ano, segundo o que a lei determina. Geralmente as jornadas semanais de trabalho são de 48 horas.
  • 8. Japão

    8 /45(Bloomberg)

    No Japão, são 8 dias úteis de férias, segundo a lei. As jornadas semanais são, em geral, de 40 horas, segundo a OIT.
  • 9. Vietnã

    9 /45(Wikimedia Commons)

    No Vietnã, as empresas devem conceder o mínimo de 10 dias úteis de descanso por ano. Jornadas de trabalho são de 48 horas semanais, geralmente.
  • 10. Argentina

    10 /45(Getty Images)

    Na Argentina, são 10 dias úteis previstos por lei. As jornadas de trabalho por lá são de 48 horas por semana, normalmente.
  • 11. Canadá

    11 /45(Divulgação/ Flickr Ville de Montréal/ Denis Labine)

    No Canadá, as empresas devem conceder 10 dias úteis de descanso ao ano a seus funcionários. Normalmente, jornadas de trabalho são de 40 horas semanais
  • 12. Indonésia

    12 /45(Wikimedia Commons)

    As empresas da Indonésia devem conceder o mínimo de 12 dias úteis de descanso ao ano. Jornadas semanais são de 40 horas, normalmente.
  • 13. Turquia

    13 /45(Getty Images)

    Com 12 dias úteis de férias anuais estabelecidos por lei, os trabalhadores turcos têm jornadas semanais de 45 horas, normalmente.
  • 14. África do Sul

    14 /45(Divulgação / TripAdvisor)

    As empresas precisam dar 13 dias úteis por ano de descanso para seus funcionários, segundo o que determina a lei do país. Jornadas de trabalho são de 45 horas semanais, em geral
  • 15. Bolívia

    15 /45(Wikimedia Commons)

    Os trabalhadores bolivianos contam com a previsão legal de 13 dias úteis de descanso remunerado ao ano. São 48 horas de trabalho por jornada semanal.
  • 16. Chile

    16 /45(Javier/Flickr/Creative Commons)

    No Chile, são 13 dias úteis de férias por ano, diz a OIT. Jornadas de trabalho, geralmente, são de 45 horas semanais.
  • 17. Qatar

    17 /45(Karim Sahib/AFP)

    As empresas concedem, por lei, também 13 dias úteis de férias. Por lá, as jornadas de trabalho são de 48 horas semanais, em geral.
  • 18. Angola

    18 /45(Wikimedia Commons)

    Os angolanos contam com 18 úteis de férias por ano, segundo o que estabelece a lei. As jornadas de trabalho semanais têm em média 44 horas.
  • 19. Egito

    19 /45(Ricardo Liberato/Wikimedia Commons)

    Com 18 dias úteis de férias ao ano, os egípcios trabalham em média 48 horas semanais.
  • 20. Marrocos

    20 /45(Wikimedia Commons)

    Os marroquinos têm 18 dias de férias por ano. Jornadas semanais são de 44 horas, em média.
  • 21. Senegal

    21 /45(Official U.S. Navy Imagery)

    No Senegal, são 20 dias úteis de férias. Jornadas de trabalho são de 40 horas por semana, normalmente.
  • 22. Austrália

    22 /45(David Rogers/Getty Images)

    Os australianos têm 20 dias úteis de férias por ano. Jornadas de trabalho semanais são de 38 horas, em média.
  • 23. Uruguai

    23 /45(Wikimedia Commons)

    Os uruguaios têm direito a 20 dias de férias por ano. No comércio, jornadas semanais de trabalho são de 44 horas. Na indústria, as jornadas são mais longas, com 48 horas semanais.
  • 24. Bélgica

    24 /45(Strange Luke/Flickr/Creative Commons)

    Por lá, são 20 dias úteis de férias por ano, segundo a OIT. As jornadas semanais de trabalho são de 38 horas.
  • 25. Finlândia

    25 /45(Estormiz/Creative Commons)

    Os finlandeses têm direito a 20 dias úteis de férias, segundo a lei. Jornadas semanais de trabalho são de 40 horas, geralmente.
  • 26. Alemanha

    26 /45(Valdemir Cunha / Viagem e Turismo)

    São 20 dias úteis de férias estabelecidos por lei. Segundo a OIT, não há uma regra geral que defina jornadas semanais de trabalho.
  • 27. Itália

    27 /45(Getty Images)

    Também são 20 dias úteis de férias por lá. Jornadas semanais de trabalho geralmente são de 40 horas.
  • 28. Holanda

    28 /45(Matthew Lloyd/Bloomberg/Getty Images)

    Os holandeses têm 20 dias úteis de férias determinados por lei, segundo a OIT. Jornadas semanais de trabalho não têm limite, segundo a OIT.
  • 29. Cuba

    29 /45(Natalie Maynor/Flickr/Creative Commons)

    São 21 dias úteis de férias por lá e jornadas semanais regulares de trabalho de 44 horas, segundo a OIT.
  • 30. Peru

    30 /45(Divulgação / Trivago / ThiagoJ/Flickr)

    Os trabalhadores peruanos têm 21 dias úteis de férias. Jornadas regulares semanais de trabalho são de 48 horas.
  • 31. Arábia Saudita

    31 /45(Getty Images)

    Os sauditas contam com lei que determina 21 dias úteis de férias ao ano. Jornadas semanais regulares de trabalho são de 48 horas.
  • 32. Bahrein

    32 /45(Getty Images)

    Por lá, também 21 dias úteis de férias ao ano. Jornadas semanais regulares de trabalho são de 48 horas.
  • 33. Noruega

    33 /45(Vincent van Zeijst)

    São 21 dias úteis de férias ao mês determinados por lei. Jornadas semanais regulares são de 40 horas, segundo levantamento da OIT.
  • 34. Espanha

    34 /45(Promo Madri/Flickr/Creative Commons)

    São 21 dias úteis de férias, segundo a lei do país. Jornadas de trabalho semanais são de 40 horas, normalmente.
  • 35. Portugal

    35 /45(Cesar Lucas Abreu/Getty Images)

    Os portugueses têm 21 dias úteis de férias, segundo a OIT. Jornadas semanais regulares são de 40 horas.
  • 36. Áustria

    36 /45(Scott Barbour/Getty Images)

    São 25 dias úteis de férias ao ano, segundo a lei. Jornadas semanais regulares são de 40 horas, segundo a OIT.
  • 37. Dinamarca

    37 /45(Nelson L/Flickr/Creative Commons)

    Por lá, também são 25 dias úteis de férias. Jornadas de trabalho semanais são de 40 horas, segundo a OIT.
  • 38. França

    38 /45(Moyan Brenn/Flickr/Creative Commons)

    Os franceses contam com 25 dias úteis de férias ao ano e jornadas semanais regulares de trabalho de 35 horas.
  • 39. Suécia

    39 /45(Edward Stojakovic/Flickr/Creative Commons)

    Os suecos têm 25 dias úteis de férias ao ano e contam com lei que determina jornada semanal de trabalho de 40 horas.
  • 40. Kuait

    40 /45(Lindsay Silveira/Flickr/Creative Commons)

    São 25 dias úteis de férias e jornadas semanais regulares de trabalho de 48 horas, segundo o levantamento da OIT.
  • 41. Síria

    41 /45(Louai Beshara/AFP)

    As empresas sírias devem conceder 25 dias úteis de férias ao ano aos seus funcionários. Jornadas semanais de trabalho são de 40 horas.
  • 42. Reino Unido

    42 /45(August Brill/Flickr/Creative Commons)

    São 28 dias úteis de férias por ano, segundo a lei do país, destaca a OIT. Jornadas de trabalho semanais são de 48 horas.
  • 43. Emirados Árabes Unidos

    43 /45(Getty Images)

    São 30 dias úteis de férias ao ano e jornadas semanais regulares de trabalho de 48 horas, segundo a OIT.
  • 44. Iêmen

    44 /45(Mohamed al-Sayaghi/Reuters)

    Por lá, também são 30 dias úteis de férias ao ano, segundo a OIT. A jornada regular de trabalho semanal é de 48 horas.
  • 45. Veja agora os profissionais mais buscados em 10 países das Américas

    45 /45(Roland Fischer/Wikimedia Commons)

  • Acompanhe tudo sobre:Ambiente de trabalhocarreira-e-salariosDicas de carreiraNetworking

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame