Shoppings investem em ambientes pet friendly
Em 91% dos empreendimentos, animais domésticos são bem-vindos e podem permanecer no local com seu dono
Bússola
Publicado em 5 de julho de 2022 às 13h45.
Última atualização em 5 de julho de 2022 às 14h11.
Por Bússola
Abraçando uma das maiores tendências mundiais, nove em cada dez shoppings do Brasil já adotaram a cultura pet friendly. De acordo com o Boletim Tendências e Oportunidades, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em 91% dos estabelecimentos os animais de estimação são permitidos e podem passear na companhia de seus melhores amigos.
A tendência pet friendly tem impactado positivamente diversos segmentos da economia, promovendo mudanças profundas no que diz respeito a ações, serviços e regras relacionadas ao mundo dos animais domesticados. Neste sentido, o setor de shopping centers aderiu à tendência, promovendo inúmeras ações e serviços com o objetivo de tornar os seus espaços cada vez mais adequados e harmônicos, considerando a crescente presença de animais de estimação.
Os animais domésticos fazem parte de uma população estimada em 144,3 milhões e em boa parte dos lares eles são considerados membros da família, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por afeto, os seus donos procuram identificar lugares mais agradáveis onde sabem que os mesmos serão bem recebidos e os shoppings, como principais espaços de lazer, criaram tendências para que cães, gatos e outros animais domesticados possam passear livremente com suas famílias.
Mercado
O levantamento da Abrasce também revela o peso do comércio de pet no varejo de shoppings e aponta que em 41% deles há pet shops, sem contar as lojas com produtos mais específicos como banho e tosa, comida, equipamentos, acessórios e produtos veterinários.
Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, o Boletim Tendências, que será lançado semestralmente pela associação, é um estudo relevante por trazer um panorama geral da cadeia produtiva, possibilidades de novos negócios e os modelos de atuação nos shopping centers em diferentes setores do varejo.
“Nesta primeira edição, nos aprofundamos sobre como o segmento dos pets têm se tornado cada vez mais promissor no Brasil para os shoppings e como podemos aproveitar as oportunidades disponíveis com o advento do pet friendly.”
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Perdeu seu cãozinho? App ajuda a encontrar pets por reconhecimento facial
Cães, pássaros, gatos e unicórnios: por que investir em uma PetTech?
Alelo entra no mercado de pet com solução que dá voz aos cachorros