Exame Logo

Confira um guia turístico para comemorar com São Paulo hoje

São Paulo oferece passeios inovadores, singulares e alternativos para todos os gostos no dia em que comemora seus 469 anos

Dos parques ao cinema, aproveite o feriado na cidade (Parque/Divulgação)
B

Bússola

Publicado em 25 de janeiro de 2023 às 12h04.

A maior metrópole brasileira comemora 469 anos nesta quarta-feira, 25/01. Fundada em 1554, São Paulo é conhecida por qualidades como inovadora, singular, alternativa e diversa.  E para ajudar os paulistanos a comemorar esse feriado de aniversário em grande estilo, a travel tech e a Bússola produziram um guia turístico com uma programação pensada de acordo com o que indicam os astros.

A cidade de São Paulo se destaca entre os turistas brasileiros, mas os próprios paulistanos também estão sempre buscando o que a capital pode proporcionar em termos de histórias para viver. Em São Paulo, escolher onde morar não se limita apenas à questão do conforto, mas vai ao encontro de vivência que seja, no mínimo, distinta das demais. Veja abaixo algumas sugestões para conhecer essa metrópole que acolhe todo mundo.

Veja também

Parques

A cidade sempre em construção, apesar de conhecida como selva de pedra, garante alguns parques para uma fuga temporária do seu caos. O mais famoso, o Parque Ibirapuera, com 1,58km², além de impressionar pelo paisagismo, conta com arena de eventos, auditório, ginásio e planetário. Estão nele também o Museu Afrobrasileiro Emanoel Araújo, o Pavilhão Japonês e outras instituições educacionais e culturais. Em um só lugar, viva a cidade sob uma variedade de perspectivas.

O Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, é outra opção de passeio ao ar livre que promove muito mais que contato com a natureza. Um orquidário com mais de 16 mil vasos de variações da flor e uma biblioteca com cerca de 4000 m² são apenas alguns dos serviços oferecidos pelo local, que também aluga bicicletas.

Na Avenida Paulista, o Parque Trianon está no coração de São Paulo, ajuda com um pausa na rotina corrida dopaulistano. Já o Jardim Botânico, na zona sul, foi criado com o objetivo de conservar a flora local, sendo um destino interessante do ecoturismo. Para fugir da cidade sem precisar ir muito longe, o Parque Estadual da Cantareira oferece quase 8000 hectares de Mata Atlântica e inclui área para piquenique, visitas monitoradas e trilhas de 700 m a 9500 m. O parque foi tombado pela Unesco como área natural de preservação da biodiversidade, reunindo espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção.

Crianças

No Vale do Anhangabaú, o público infantil vai encontrar atividades recreativas voltadas especialmente para eles na Praça das Artes. O circo encanta com palhaços, pernaltas e banda, somado a isso, o espaço apresenta ainda teatro e pintura.

Culinária

No Mercado Municipal, é possível comer desde pão com mortadela até experimentar ingredientes nada típicos do país, como frutas e pratos exóticos. Já no bairro da Liberdade, que concentra o comércio asiático, desfruta-se da autêntica comida japonesa, chinesa, coreana, tailandesa e muito mais.

Cultura

Há também opções para aqueles que querem consumir a agenda cultural repleta de eventos e atrações como museus, galerias, shows e construções arquitetônicas históricas. Acomodando mais de 200 mil itens em seu acervo próprio, o Museu da Imagem e do Som traz exposições imersivas e interativas, além de visuais, sendo um dos centros culturais mais movimentados da cidade. No Jardim da Luz, a Pinacoteca se destaca por seu papel em salvaguardar a arte brasileira, especialmente a pintura dos séculos 19 e 20.

Unindo arte e gastronomia, instituições como o MASP, Sesc Avenida Paulista e a Japan House, além de realizar exposições e mostras, abrigam restaurantes e cafés que propõem uma experiência sensorial à parte. Vale ainda fazer um tour pelos edifícios do SESC Pompéia, 24 de Maio e Paulista, construídos por renomados arquitetos brasileiros, como Lina Bo Bardi, Königsberger Vannuchi, Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos.

Com ares da arquitetura clássica britânica, a Estação da Luz é também a sede do Museu da Língua Portuguesa, reaberto ao público no ano passado, após o incêndio de 2015. Por meio de instalações lúdicas, o museu explora a história da língua portuguesa além do Brasil e sua importância na construção da nossa identidade cultural em sua principal exposição.

Já o Museu Brasileiro de Escultura se dedica exclusivamente a essa forma artística em relevo, trabalhada a partir de técnicas e materiais diversos. No MUBE, localizado no Jardim Europa, a exposição começa do lado de fora do prédio com obras do designer mineiro Amilcar de Castro. Esse é um dos museus na cidade com acesso gratuito para todos os públicos.

O circuito artístico não está restrito apenas a espaços confinados. Pelas ruas do centro, avista-se sem muito esforço grandes murais grafitados. No bairro da Vila Madalena, vielas e travessas coloridas pelas tintas em spray decoram o Beco do Batman, um dos principais pontos turísticos voltados para arte urbana na cidade.

Se a pedida para o feriado é pegar um filminho, mas fugir dos blockbusters, visite a Cinesala, em Pinheiros, ou a Reserva Cultural, na Bela Vista. Ambos são alguns dos poucos cinemas de rua que ainda resistem ao tempo na cidade.

Festa

Com o tema "São Paulo, o mundo se encontra aqui", a festa de aniversário da cidade realiza eventos ao longo da semana. No feriado, a festa acontece no Vale do Anhangabaú, com shows de representantes de todas as regiões do país a partir das 12h. Se apresentam artistas como  Almir Sater, Fresno, Dona Onete, Belo, João Gomes e mais. No CCSP, a atração musical na mesma data será Nando Reis, acompanhado de seu filho Sebastião Reis. Um lineup de rappers e MCs, como Monna Brutal e Brisa Flow, se apresenta na Casa de Cultura Hip Hop Leste a partir das 13h. No Centro Cultural Tendal da Lapa, o show de Di Ferrero começa às 17h.

À todo o vapor, o Pré-Carnaval paulistano terá ensaios dos blocos Afro Ilú Obá de Min, Pagu, Besta És Tu e Cortejo da Charanga do França neste feriado.

A Rua Augusta e seu entorno concentram várias opções de lojas, bares, lanchonetes e baladas para os jovens que procuram se divertir na noite paulistana.

Se destacam ainda o espaço multicultural Fábrica Augusta e as casas noturnas Blitz Haus, Beco 203 e Selva Club. Na Vila Buarque, a boate Tokyo e o Caracol Bar são os preferidos do público alternativo. Bairros como a badalada Vila Madalena e o tradicional Itaim Bibi também reúnem bares e restaurantes para todos os gostos. A Rua dos Pinheiros conta com uma variedade de opções gastronômicas para o dia e para a noite. Rooftops como os dos bares Balsa e Seen fazem ainda mais sucesso no verão, quando todos buscam uma brisa ao ar livre.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Bússola Play: Aproveite o feriado para ir a um museu em SP

Bússola Cultural: aproveite as férias para fazer um tour por museus de SP

10 lições que a história do Spotify pode te ensinar

Acompanhe tudo sobre:CinemaEntretenimentoMuseussao-paulo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame