Exame Logo

Bússola Cultural: Semana destaca eventos do Carnaval em todo o Estado

Confira toda semana sugestões da Bússola com o melhor da programação cultural de São Paulo

Fábricas de Cultura terão oficinas de máscaras, festivais de marchinhas, shows e blocos carnavalescos (Arquivo/ Fábricas de Cultura/Divulgação)
B

Bússola

Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 14h19.

Carnaval das Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo estarão com atividades carnavalescas no mês de fevereiro. A programação gratuita e aberta para todos os públicos  acontece nas unidades distribuídas na Zona Oeste, Leste, Norte, Sul, Região Metropolitana e Litoral. Na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, em parceria com os blocos da região norte, haverá um grande festival de Carnaval nas ruas do entorno do Largo da Matriz Senhora do Ó. Em 12, 18, 19, 20 e 21/02, a partir das 10h, o público acompanhará os desfiles dos blocos Akió, Jaé e Urubó. Já para quem quiser exercitar a escrita poética, poderá aproveitar a atividade “Poesia Carnavalesca”, organizada pela Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Os participantes serão convidados a criar poesias dentro desta temática e terão como referência o livro Sol de Outono, de Silvia Alves. O encontro será na sexta-feira (17), às 15h.

Veja também

O Mundo do Circo SP está sediado no Parque Estadual da Juventude (Adriano Escanhuela/Divulgação)

O Mundo do Circo SP

De terça-feira a  domingo, das 11h às 18h, é possível conferir a mostra “Mundo do Circo”, uma exposição lúdica e interativa sobre o imaginário circense, que apresenta  várias modalidades artísticas, na Lona Exposição. Nos finais de semana de fevereiro, das 12h às 18h, tem intervenções circenses (malabares, pernas de pau e palhaços). Os espetáculos acontecem na Grande Lona. Em  11/2, às 17h, terá apresentação do mágico William Seven. Em 12/02, às 17h, terá espetáculo solo de malabarismo, bambolês, música, palhaçaria e interação com plateia.

Após a jornada de aprendizado, você pode conversar sobre o passeio nas cafeterias (Foto)

Cultura + café

Aos apaixonados por café, a dica é conhecer ou revisitar o Museu do Café e a sua cafeteria que fica no piso térreo do edifício da Bolsa Oficial de Café, em Santos, litoral sul, que conta com uma grande variedade de grãos produzidos em diferentes regiões do Brasil Já a Casa das Rosas, na Av. Paulista, na capital, abriga uma cafeteria italiana no jardim e é uma excelente opção. No Museu da Casa Brasileira, o cafezinho pode ser tomado junto de um piquenique no jardim, basta agendar. No Museu da Imigração, é possível saborear a bebida no deck, com vista para o jardim do complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, além de ter  um visual vintage.

Curso on-line Estrelas interrompidas do Cinema Brasileiro (Bússola)

Cinema Brasileiro

O museu-Casa Guilherme de Almeida oferece o curso “Estrelas Interrompidas do Cinema Brasileiro”, que irá tratar da vida e da obra de algumas figuras importantes do cinema clássico brasileiro, cujas carreiras meteóricas foram interrompidas por razões muitas vezes desconhecidas, algumas de modo trágico. A atividade é online, por meio da plataforma Zoom, de segunda a quinta-feira, nos dias 13, 14, 15 e 16/02, das 19h às 21h. E para quem já está em ritmo de Carnaval terá oficina de máscaras antigas de carnaval, em 11/02, das 14h às 15h30.

Pule o Carnaval de um jeito sustentável (Foto)

Máscara de folhas

Com a chegada do Carnaval, todos querem aproveitar as festas, mas que tal se divertir de uma forma sustentável? Em comemoração a essa data, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão,  convidam os visitantes para confeccionarem  uma máscara sustentável cuja elaboração é feita com papelão, folhas, galhos e flores, a máscara se torna um item divertido, colorido e amigável ao meio ambiente.

Apresentação de Carnaval do Bloco Abanaê, em Tupã (Foto)

Oficina de samba

Outra opção com atividades de Carnaval é o Museu Índia Vanuíre,Tupã/SP.  No dia 14/02, terá  oficina de samba, com movimentos básicos, das 9h às 11h; já no dia  15/02, a ação Museu folia na rua, será uma noite ao som de marchinhas carnavalescas que marcaram a festa em Tupã, tocadas pela Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro, das 20h às 22h30. E na mesma data, às 19h30, é possível conferir o  espetáculo de Danças Carnavalescas com os  Integrantes do Bloco Abanaê, que trazem influência do carnaval paulista e de blocos afros da Bahia, como o Olodum, valorizando as raízes da festa Tupãense e promovendo a diversidade.

Em uma pequena cidade, um padre e um pastor disputam a preferência dos fiéis. Até que um romance entre a irmã do pastor e o sacristão dá início a uma  confusão que se transforma em  milagre (Foto)

Espetáculo O Santo Milagroso

O espetáculo O Santo Milagroso, dirigido por Tom Rezende, artista egresso do curso de Direção da SP Escola de Teatro, estará com as últimas apresentações da temporada entre os dias 10, 11 e 12 de fevereiro, no Teatro Arthur Azevedo. Produzida pela Companhia do Voo, a peça, conhecida como “Romeu e Julieta interiorana”, é uma releitura da comédia escrita por Lauro César Muniz, em 1963. A montagem, já em sua pré-estreia, conquistou o Prêmio de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular do XVI Festival Nacional de Teatro de Limeira.

Ingressos: R$ 30 - Inteira | R$ 15, a companhia irá disponibilizar o benefício de meia-entrada para todos os estudantes e colaboradores da SP Escola de Teatro

Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência apresenta um panorama histórico de mais de um século de lutas da população negra no estado de São Paulo  (Isabella Matheus)

Memorial da Resistência

Há 14 anos, inaugurou-se o Memorial da Resistência, maior museu do Governo do Estado de São Paulo. A instituição ocupa o edifício que sediou por 43 anos o Deops/SP. Inaugurado em 2009, o espaço consolidou-se como referência na valorização e preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil.

Durante o mês de fevereiro, a BVL recebe Juliana Amaral (Durante o mês de fevereiro, a BVL recebe Juliana Amaral)

Terra na música brasileira e Libras

A Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe a cantora, compositora e artista gráfica Juliana Amaral para a oficina “Canção-Assentamento: Terra, Território e Terreiro” que  utilizará a música como fio condutor, e abordará a terra no cancioneiro brasileiro e desdobrará em três aspectos: a terra como direito; a terra como força sagrada (terreiro) e a terra como lugar de reconhecimento (território). Os encontros acontecem nos dias 14 e 16 de fevereiro, das 10h às 13h, online. E ainda tem o curso “Vivência em Libras”, um mergulho no mundo da Língua Brasileira de Sinais por meio de atividades lúdicas e descontraídas, em 12 e 26 de fevereiro, das 16h45 às 17h15.

Parque Industrial aborda as condições de trabalho das mulheres (Jennifer Glass)

Mulheres e desafios políticos

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, traz o espetáculo “Parque Industrial”, dirigido por Gilka Verana e como uma adaptação do romance de mesmo nome escrito por Patrícia Galvão, a Pagu, o qual denuncia as condições precárias das mulheres trabalhadoras da década de 1930. Na apresentação, 11 mulheres refletem sobre os desafios políticos e sociais enfrentados, ainda, hoje e com semelhanças às opressões e desigualdades daquela época. A obra fica em cartaz até o dia 16 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 19h30 às 21h30, aos sábados com duas sessões, às 14h30 e 18h. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Bússola Cultural: semana destaca nova exposição do MIS

Oinc Filmes recebe aporte para internacionalização da marca 3 Palavrinhas

O que o BBB ensina sobre a responsabilidade financeira

Acompanhe tudo sobre:CarnavalCulturaEntretenimento

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame