Ano Novo Chinês no Museu da Imigração (Divulgação/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 07h00.
O ano novo chinês é celebrado a partir do dia 29 de janeiro. Trazendo um pouco da cultura chinesa, o Museu da Imigração promove um sábado de atividades temáticas. As atividades incluem oficina gastronômica com a chef Jiang Pu, escrita de nomes em chinês, desenhos para colorir e Dança do Dragão e do Leão Chinês, entre outras.
Mário de Andrade é tema de oficina literária e gastronômica (Michelle Rizzo/Divulgação)
No mês em que a Semana de Arte Moderna de 1922 completa 103 anos, a Biblioteca de São Paulo promove mais uma edição da atividade Viagem Gastronômica, dessa vez inspirada no escritor modernista Mário de Andrade. A oficina une discussão histórica, literária e gastronômica, alinhada com a degustação de pratos relacionados. Com a historiadora Dolores Freixa e a professora e chef de cozinha Solange Aparecida Barbosa Botura.
Experiência de dança de salão: é só chegar e dançar! ( Acervo Teatro Sérgio Cardoso/Divulgação)
A partir da próxima segunda-feira, está de volta, no Teatro Sérgio Cardoso, a tradicional experiência de Dança de Salão. Voltada para todos os públicos, de todas as idades, a atividade promove a socialização e o bem-estar por meio da arte e da atividade física.
Museu de Arte Sacra inaugura exposição (Iran Monteiro/Divulgação)
A exposição “Memorabilia – Colecionando Memórias de São Paulo” apresenta peças que despertam memórias e conectam a comunidade paulistana às suas raízes, celebrando a cultura e a história da cidade de São Paulo. A mostra reúne iconografias que retratam paisagens, cenas do cotidiano e monumentos, apresentando pinturas, esculturas e objetos comemorativos e do cotidiano. São cinco espaços, divididos por temas: “Povos Originários”, “São Paulo Antigo: Uma Vida Bucólica e Pacata”, “Religiosidade na cidade”, “A importância dos pintores acadêmicos em São Paulo” e “São Paulo e o seu IV Centenário”.
Autoras participam de debate na Biblioteca Parque Villa-Lobos (SP Leituras/Divulgação)
Na semana do Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, comemorado em 30 de janeiro, a Biblioteca Parque Villa Lobos promove o bate-papo Mulheres nos Quadrinhos. Integrando o projeto 36º HQMIX, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, a atividade traz as quadrinistas Carol Ito, Germana Viana, Magô Pool e Thina Curtis, com mediação de Daniela Marino.
Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas tem programação especial (Karai Mirim/Divulgação)
No dia 7 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. Para a data, o Museu das Culturas Indígenas promove um encontro especial que rememora histórias dos povos indígenas. Com Clarice Pankararu, nascida na Aldeia Pankararu Brejo dos Padres (Tacaratu – PE), e Kawakani Mehinako, do povo Mehinako, do Parque Indígena do Alto Xingu, no Mato Grosso.
Jogo na Fábrica de Cultura estimula a imaginação e a cooperação para criar histórias (Divulgação/Divulgação)
Estimular a imaginação e a criatividade para criar histórias e, ao mesmo tempo, trabalhar a cooperação, a escuta ativa e o trabalho em grupo. Esses são alguns dos benefícios do jogo de cartas “Eu conto!”, com o qual os participantes poderão se divertir na oficina “Criando Histórias”.
Ciência e brincadeiras com o Museu Catavento em Diadema (Divulgação/Divulgação)
O Museu Catavento promove, até o dia 9, a exposição itinerante Catavento no Shopping, em Diadema. A ação traz algumas das atividades favoritas do público que frequenta o Museu na capital paulista, como o “Gerador de Van der Graaff”, para arrepiar os cabelos, o banco de pregos, o experimento "Poço gravitacional" e o Praxinoscópio, objeto de tecnologia anterior à do cinema.
Oficina de Motion Design tem foco para aplicação no mundo das artes cênicas (SARINYAPINNGAM/Getty Images)
Com entrada gratuita, o Conservatório de Tatuí promove a oficina “A arte do Motion Design na produção teatral - mercado de trabalho, recursos, técnicas e processos de criação”. A técnica consiste na animação de imagens digitais, e pode ser utilizada nos mais diversos projetos, incluindo, para serem usadas dentro da cena teatral, como complemento narrativo, ou até mesmo para divulgações online.
Artista Candido Portinari recebe painel em Brodowski (Divulgação/Divulgação)
Na semana na qual se completam 63 anos da morte de Candido Portinari, o artista plástico natural de Brodowski é homenageado com um painel interativo. A atividade desafia o participante a identificar as obras do pintor paulista.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube