Brasil

Uso de jet ski terá novas regras em SP após mortes

As mudanças serão postas em prática em uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Marinha

Além dos jet skis, o uso de outras embarcações também pode sofrer alterações (Robert Cianflone/Getty Images)

Além dos jet skis, o uso de outras embarcações também pode sofrer alterações (Robert Cianflone/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2012 às 09h45.

São Paulo - O uso de jet ski terá novas regras neste ano, com limitação de espaço na Represa do Guarapiranga, zona sul da capital paulista. Motivadas pelos acidentes com mortes envolvendo o veículo, as mudanças serão postas em prática em uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Marinha.

Na semana passada, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) se reuniu com o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, para a definição das regras. Nesta semana, será realizada a primeira reunião técnica para tratar do tema. Além dos jet skis, o uso de outras embarcações também pode sofrer alterações. As mudanças envolvem delimitação e até proibição do uso em determinadas áreas da represa. O aluguel dos aparelhos também deve ser regulamentado.

Atualmente, há quatro parques na orla da Guarapiranga. A maioria dos banhistas fica concentrada nas Praias do Sol e Garujapiranga que chegam a reunir entre 10 mil e 15 mil pessoas nos fins de semana. O Corpo de Bombeiros já delimita com boias as áreas nas quais é permitido nadar. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) também afasta banhistas de áreas proibidas.

A Capitania dos Portos é responsável pela fiscalização. No Estado, o órgão da Marinha diz que inspecionou 525 embarcações desde 15 de dezembro - quatro foram apreendidas. Em fevereiro, duas crianças morreram em acidentes com jet ski. O último caso foi na Represa Billings, em Ribeirão Pires. No dia 26, Mitchill Guilherme de Carvalho, de 9 anos, que estava em uma boia rebocada pelo pai de jet ski, bateu em uma das pilastras de uma ponte. Outra vítima foi Grazielly Almeida Lames, de 3 anos, atingida por um veículo desgovernado na Praia de Guaratuba, em Bertioga, no dia 18. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasJet skiLegislaçãoMetrópoles globaisPrefeiturassao-pauloSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Brasil

STF tem maioria para manter decisão de Dino que liberou emendas com regras mais rígidas

Alexandre de Moraes cobra manifestação da PF em inquérito que investiga Elon Musk

Esmeralda avaliada em R$ 1 bilhão será leiloada em Salvador