Brasil

STF nega pedido de Roberto Jefferson de prisão domiciliar

Por cinco votos a três, a maioria dos ministros entendeu que o estado de saúde de Jefferson não justifica a mudança de regime


	Roberto Jefferson: em 2012, o ex-parlamentar fez uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas
 (Wilson Dias/ABr)

Roberto Jefferson: em 2012, o ex-parlamentar fez uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2014 às 16h28.

Brasília - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou hoje (27) pedido do ex-deputado federal Roberto Jefferson para cumprir prisão domiciliar. Jefferson foi condenado a sete anos prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele está preso em um presídio do Rio de Janeiro.

Por cinco votos a três, a maioria dos ministros entendeu que o estado de saúde de Jefferson não justifica a mudança de regime. Em 2012, o ex-parlamentar fez uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas. A prisão de Jefferson foi determinada em fevereiro pelo ex-ministro Joaquim Barbosa.

Para justificar a manutenção da prisão em regime semiaberto, o relator do recurso, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que médicos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) concluíram, em dezembro do ano passado, que o estado de saúde de Jefferson não indica necessidade de cumprimento da pena em casa ou no hospital. O voto do relator foi seguindo pelos ministros Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Celso de Mello.

Os ministros Marco Aurélio, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski votaram a favor da concessão da prisão domiciliar. Segundo eles, o condenado deve cumprir o restante da pena em casa devido ao seu estado de saúde.

Acompanhe tudo sobre:MensalãoPolítica no BrasilPrisõesSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Movimentos de Bolsonaro contra denúncia da PGR podem congestionar definição da direita para 2026

DER não recomendava estrada escolhida por motorista do acidente entre ônibus e caminhão em SP

Como consultar nome sujo no SPC e Serasa? Veja tutorial

Perfil de Moraes no X, rede social de Elon Musk, fica indisponível