Senado aprova Luiz Fernando Corrêa para o comando da Abin
Corrêa obteve 43 votos a favor e cinco contrários, além de duas abstenções
Agência de notícias
Publicado em 18 de maio de 2023 às 07h00.
O Senado aprovou nesta quarta-feira, 17, o nome de Luiz Fernando Corrêa para diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência ( Abin ). Corrêa obteve 43 votos a favor e cinco contrários, além de duas abstenções. A indicação de Corrêa já havia sido aprovada na Comissão de Relações Exteriores (CRE), no último dia 4 de maio. Ex-delegado da Polícia Federal (PF), Corrêa havia assumido o comando da instituição no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quem é o novo chefe da Abin?
- "Citadel" revela novos segredos de Mason e Nadia; veja as imagens promocionais do episódio 4
- Eleições na Turquia: Erdogan assume ‘liderança sólida’ após 20% das urnas apuradas
- Tarifas dos aeroportos de Galeão e Confins são reajustadas; confira os valores
- Filho do fundador da Vivara (VIVA3) já vendeu mais 60% de sua participação
- Americanas inicia processo de prospecção para venda de fatia na Uni.co
- Sou casada em comunhão parcial de bens. Se eu comprar uma casa, ela pode ser só minha?
Luiz Fernando Corrêa nasceu em 1958, no município de Santa Maria (RS). Formou-se em direito em 1986 pela Universidade do Rio Grande. Ele iniciou sua carreira policial em 1980. Corrêa é delegado aposentado e, entre outras funções, atuou como diretor-geral da Polícia Federal entre 2007 e 2011. Além disso, de 2003 a 2007, ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça.
O que é a Abin?
Criada em 1999, a Abin é um órgão da Presidência da República e está vinculada à Casa Civil. A agência fornece ao presidente da República e aos ministros informações e análises relativas à segurança do Estado e da sociedade. Cabe à Abin analisar situações e ameaças relacionadas à proteção das fronteiras nacionais, ao terrorismo, à proliferação de armas de destruição de massa, à segurança das comunicações e à defesa do meio ambiente.