Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 12 de janeiro de 2025 às 11h45.
Última atualização em 13 de janeiro de 2025 às 09h37.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgam nesta segunda-feira, 13, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
As provas, que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País, foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Ao todo, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2024. A taxa de abstenção no segundo dia de provas foi de 30% de inscritos.
No primeiro dia de prova, os candidatos realizaram uma redação sobre os desafios para a valorização da herança africana no Brasil e responderam 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas. No segundo dia, foram respondidas questões sobre Ciências da Natureza e Matemática.
Além de divulgar as notas do Enem, o MEC realizará uma coletiva para anunciar o Pé-de-Meia Licenciaturas, programa para a permanência e a conclusão em cursos de licenciatura de estudantes com alto desempenho no Exame.
Os resultados individuais do Enem 2024 serão disponibilizados em 13 de janeiro de 2025. Os candidatos poderão consultar suas notas, a partir desta data, na Página do Participante do Enem.
Segundo o ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados já estão disponíveis para consulta. O governo realizará uma coletiva de imprensa às 10h para detalhar a divulgação.
Os estudantes poderão consultar o resultado oficial do Enem na página do participante. Veja o passo a passo:
O gabarito oficial e os cadernos de questões do Enem foram divulgados no portal do Inep no dia 14 de novembro do ano passado. Mais detalhes podem ser encontrados no edital do Enem.
A partir do dia de divulgação dos resultados, o MEC tem o prazo de 60 dias para permitir o acesso do participante ao espelho da redação. O documento também ficará disponível na Página do Participante do Enem.
A prova é a principal porta de entrada para universidades federais no Brasil, além de algumas estaduais e privadas. Também serve de método para conseguir bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Para conseguir concorrer às vagas em universidades de todo o País por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), é necessário comparecer aos dois dias de provas e não zerar a redação.
A nota do Enem também pode ser utilizada para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, no caso de adultos que não terminaram o ciclo de educação básica.
As inscrições para o processo seletivo de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam no dia 17 de janeiro, segundo cronograma do Ministério da Educação (MEC). O processo é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Este será o segundo ano em que o Sisu terá apenas uma edição, com inscrições abertas entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2025. Assim, os inscritos poderão disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez.
Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
O MEC ainda não divulgou o cronograma para o Programa Universidade Para Todos (Prouni). A expectativa é que as inscrições sejam abertas no fim do mês de janeiro, como ocorreu no ano passado.