Exame Logo

Raiva canina: São Paulo registra 1º caso em 40 anos; saiba como vacinar seu cachorro

Por causa desse registro, a Secretaria Municipal da Saúde começou uma série de ações, como a vacinação dos animais de casa em casa, na área de abrangência, por tempo indeterminado

Nos dias 1º e 2 de setembro foram visitados quase 400 imóveis e vacinados mais de 360 animais (Square Dog Photography/Getty Images)
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 6 de setembro de 2023 às 16h56.

Última atualização em 6 de setembro de 2023 às 20h44.

Após 40 anos, foi identificado um caso de raiva caninana cidade de São Paulo. A notificação, feita pelo Instituto Pasteur no dia 1º de setembro, é de um cão do bairro Butantã, zona oeste da capital paulista.

O caso segue em investigação pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Mas, por causa desse registro, a Secretaria Municipal da Saúde começou uma série de ações, como a vacinação dos animais de casa em casa, na área de abrangência, por tempo indeterminado. Nos dias 1º e 2 de setembro, já foram visitados quase 400 imóveis e vacinados mais de 360 animais, como parte das atividades de bloqueio.

Veja também

A cidade não registrava casos de raiva em cães, da variante canina, desde 1983. Já em relação à variante transmitida pelo morcego, o que é mais comum, o último caso aconteceu em 2011.

A prefeitura de São Paulo oferece imunização gratuita contra a raiva para cães e gatos, durante todo o ano, em 18 postos fixos espalhados pela cidade, e também em postos volantes distribuídos pelo município.

Saiba onde vacinar seu pet contra raiva:

Acompanhe tudo sobre:CachorrosVacinassao-paulo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame