Brasil

Quem é o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército

Comandante Militar do Sudeste assume o posto de Júlio César de Arruda, demitido pelo presidente Lula (PT) neste sábado

General de Exército TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO PAIVA

 (Comando Militar do Sudeste/Flickr)

General de Exército TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO PAIVA (Comando Militar do Sudeste/Flickr)

AO

Agência O Globo

Publicado em 21 de janeiro de 2023 às 15h28.

Última atualização em 21 de janeiro de 2023 às 15h42.

Com a demissão de Júlio César de Arruda do comando do Exército, o substituto escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o comandante militar do Sudeste, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. A escolha acontece um dia depois de Paiva pedir a sua tropa respeito aos resultados das urnas e chamar os últimos atos no país de "terremoto político".

Quem é o novo comandante do Exército?

Aos 62 anos, Ribeiro Paiva nasceu na capital paulista e já foi chefe de gabinete do general Eduardo Villas Bôas. Ele assumiu o comando do CMSE em abril de 2021, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A unidade abrange 59 organizações militares e tem um efetivo de mais de 17 mil militares.

Quando ainda havia expectativa sobre que nome Lula escolheria para iniciar seu governo à frente do Exército, Ribeiro Paiva era tratado como o segundo da lista. A escolha se confirmou por Arruda, em acordo com a equipe de transição.

No Exército desde 1975, Ribeiro Paiva foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP), tem cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Comando e Estado-Maior, além de especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Ele também foi ajudante de ordens dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

Durante sua trajetória na caserna, Ribeiro Paiva também comandou a Academia Militar das Agulhas Negras, a instituição de ensino superior responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.

Acompanhe tudo sobre:ExércitoLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Justiça dá 15 dias para Enel esclarecer falhas no fornecimento de energia em São Paulo

Lula recebe comandantes das Forças Armadas no Alvorada

Risco de deslizamentos e alagamentos atinge Centro-Sul em fim de semana chuvoso no país

Estudo alerta que ondas de calor podem ficar piores do que o previsto