(Eduardo Frazão/Exame)
Gilson Garrett Jr
Publicado em 28 de abril de 2021 às 13h28.
Última atualização em 28 de abril de 2021 às 14h12.
Todo o comércio do estado de São Paulo vai ter o horário de abertura ampliado a partir do sábado, 1° de maio. De acordo com o governo, esta etapa ainda está dentro da chamada "fase de transição" da quarentena vermelha, mais restrita, para a laranja, com menos restrições. Com esta mudança, o comércio pode abrir das 6h às 20h. Apesar da alteração no horário, a capacidade continua a mesma, de 25% para qualquer tipo de estabelecimento. Esta regra tem validade até o dia 9 de maio.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen, o toque de recolher continua, das 20h às 5h. Parques estaduais e municipais podem abrir das 6h às 18h. O teletrabalho para atividades administrativas não essenciais continua obrigatório. As regras na educação também não foram alteradas.
"Nós temos uma frente de trabalho com o Centro de Contingência para fazer uma evolução no Plano São Paulo, fortalecendo o plano de testagem e isolamento de contágio. Estamos trabalhando nesta revisão para darmos um passo além de controlarmos a pandemia e ao mesmo tempo termos uma retomada da economia de forma responsável", disse a secretária em entrevista coletiva nesta quarta-feira.
Na semana passada o governo de São Paulo começou a reabertura parcial de várias atividades do comércio. Primeiro foram autorizados os shoppings e comércio de rua, e, no último fim de semana, foi a vez dos restaurantes, salões de beleza e academias.
Apesar da flexibilização, o governador João Doria (PSDB) reforçou que não é uma liberação e que é importante manter o isolamento social. "Isso não significa que estamos liberando. É importante que as pessoas entendam que se puderem ficar em casa, fiquem em casa e preservem sua vida. E se tiver de sair por necessidade absoluta, use máscara", disse o Doria.
A taxa de ocupação de leitos de UTI em todo estado está em 80% e em 78% na Grande São Paulo. Os valores são inferiores ao registrado há um mês, quando estava acima de 90%. Na terça-feira, 27, foram contabilizadas 1.044 mortes pela covid-19 em 24h em todo o estado, mas o número ficou abaixo do pico registrado no começo do mês, quando ficou em 1.389 vítimas no período de um dia.
Quais são os maiores desafios da ciência em 2021? Entenda assinando a EXAME.