Brasil

Quando vai fazer frio intenso no Brasil novamente? Veja previsão

Massa de ar polar prevista para reta final de abril pode levar temperaturas abaixo de 10°C ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Previsão indica que o clima do feriado de Páscoa e Tiradentes será predominantemente quente, com chuvas isoladas em diversas regiões (Getty Images)

Previsão indica que o clima do feriado de Páscoa e Tiradentes será predominantemente quente, com chuvas isoladas em diversas regiões (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de abril de 2025 às 12h29.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

A onda de frio prevista para os próximos dias no estado de São Paulo, com mínima de 10°C, é fake news. Não há previsão de entrada de ar polar intenso no Brasil antes do dia 23 de abril, segundo meteorologistas da Climatempo. Até lá, o clima será de outono típico: tardes quentes e noites amenas.

A primeira frente fria do outono já passou — foi no início de abril e causou recordes de temperatura no Sul, Sudeste e até no Centro-Oeste. A próxima massa de ar polar, de trajetória continental, tem potencial para provocar uma queda mais acentuada de temperatura, atingindo inclusive áreas da região Norte com o fenômeno da friagem.

O meteorologista Vinícius Lucyrio aponta que o frio poderá ser mais intenso do que o registrado no começo do mês. “É provável que cause temperaturas abaixo dos 10°C no Paraná, em Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo”, afirma. A força e os impactos no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dependem da formação de um ciclone extratropical associado à frente fria.

Feriado de Páscoa e Tiradentes terá clima quente e chuva isolada

O terceiro fim de semana de abril será prolongado com os feriados da Páscoa (sexta-feira, 18) e Tiradentes (segunda-feira, 21), mas sem previsão de frio intenso. A frente fria que passa pela costa do Sul e Sudeste antes do feriado não terá força para avançar pelo interior do país.

No Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o calor deve predominar, com temperaturas acima dos 30°C à tarde. Já o Sudeste e o Sul terão noites amenas e tardes quentes, com mínimas entre 17°C e 20°C, podendo ficar abaixo de 15°C nas áreas serranas.

A chance de chuva existe para quase todas as regiões, mas de forma isolada, com pancadas no fim da tarde e à noite. A exceção será o litoral da Bahia e áreas do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, onde a chuva pode ser moderada a forte e mais frequente.

No Sul, o início do feriadão terá chuva concentrada no Paraná, Vale do Itajaí e litoral de Santa Catarina. O Rio Grande do Sul começa com tempo mais firme, mas deve observar aumento de instabilidades nos dias 20 e 21.

O clima muda apenas na semana seguinte ao feriado, com a chegada da frente fria mais intensa. Até lá, as temperaturas seguem dentro da média para o mês de abril.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoClimaBrasil

Mais de Brasil

Entenda os impactos da decisão do STF que suspendeu processos de 'pejotização', incluindo MEIs

Bolsonaro tem 'boa evolução clinica' e está sem dor, diz boletim médico

Professores de SP antecipam greve para quarta-feira contra proposta de reajuste salarial de Nunes

'Megaferiado' no Rio de Janeiro: veja o que abre e o que fecha na Páscoa, Tiradentes e São Jorge