Exame Logo

Padilha indica possibilidade de vetos de Lula na desoneração da folha de pagamentos

Congresso incluiu dispositivo que desonera prefeituras de municípios com até 142 mil habitantes, mas medida aumenta o custo do projeto para a União

Lula: governo atual enfrenta muitos desafios em diversos setores (Ton Molina/Getty Images)
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 30 de outubro de 2023 às 13h38.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, indicou nesta segunda-feira, 30, a possibilidade de o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva , vetar ao menos trechos do projeto que estende a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia até 2027.

O Congresso também incluiu um dispositivo que desonera prefeituras de municípios com até 142 mil habitantes, o que aumenta o custo do projeto para a União.

De acordo com Padilha, o governo vai avaliar a constitucionalidade do texto. "Durante toda a tramitação, inclusive no Senado, o líder do governo [Jaques Wagner] fez questão de dizer que o conjunto daquelas medidas fere a Constituição ", declarou o ministro das Relações Institucionais. "O próprio líder do governo no Senado disse que não existia compromisso com a sanção", disse Padilha.

Veja também

O ministro deu entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto depois de uma reunião com o presidente Lula.

Segundo Padilha, são prioridades para o governo nessa semana o projeto que cria a lei de debêntures de infraestrutura, que está na Câmara, e o projeto que taxa as apostas esportivas, em discussão no Senado.

Além disso, ele afirmou que o Planalto trabalhará para aprovar a regulamentação do mercado de carbono na Casa Baixa antes da Conferência do Clima, que será realizada em Dubai. Lula embarcará para o compromisso internacional no final de novembro.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaAlexandre Padilha

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame