Anastasia: expectativa é que o parecer seja favorável ao afastamento da presidente (Ueslei Marcelino / Reuters)
Rita Azevedo
Publicado em 6 de maio de 2016 às 16h28.
São Paulo — Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator na comissão especial que analisa o impeachment no Senado, apresentou nesta quarta-feira parecer favorável ao afastamento de Dilma Rousseff.
No final do documento de 126 páginas, o senador tucano diz que "a denúncia apresenta os requisitos formais exigidos pela legislação de vigência" para ser recebido.
Nos últimos dias, o colegiado ouviu testemunhas de defesa e da acusação da presidente. Foram convidados para depor Janaína Paschoal e Miguel Reale Jr.,autores do pedido de impeachment, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, os ministros Nelson Barbosa, da Fazenda, Kátia Abreu, da Agricultura, além de especialistas.
Próximos passos
Amanhã, a defesa de Dilma será ouvida mais uma vez e os senadores irão debater o caso. Na sexta-feira, a comissão se reúne para referendar (ou não) o relatório de Anastasia.
Caso o parecer seja aprovado, ele segue para o plenário do Senado. Se a maioria simples dos senadores decidirem pela admissibilidade do processo, Dilma é afastada por 180 dias. A data mais provável para essa votação é o dia 11 de maio
Acompanhe a sessão e veja, abaixo, a íntegra do relatório de Anastasia.